AgDrone-MT traz conhecimento e aproxima pessoas interessadas no uso de drones na agropecuária

Por Gabriel Faria, Embrapa Agrossilvipastoril

AgDrone-MT traz conhecimento e aproxima pessoas interessadas no uso de drones na agropecuária
Foto: Aisten Baldan/Embrapa Agrossilvipastoril

O auditório da Embrapa Agrossilvipastoril ficou lotado, na última sexta-feira, de pessoas interessadas em trocar experiências e conhecer mais sobre o uso de drones e vants na agropecuária. O evento AgDrone-MT foi realizado pela primeira vez com a proposta de se tornar um fórum para desenvolvimento do setor em Mato Grosso.

A programação do evento contou com seis palestras na sexta-feira e com uma dinâmica de apresentação e demonstração do uso de equipamentos na vitrine tecnológica da Embrapa.

Abrindo o seminário, a pesquisadora e chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, Laurimar Vendrusculo, falou sobre o potencial de uso dos drones, não só na agropecuária, mas também em setores como segurança e mapeamento. No campo, ela destacou uso em pulverizações, monitoramento de lavoura, de pastagens e da disponibilidade hídrica por meio de câmeras multiespectrais, semeadura de plantas de cobertura, entre outras potencialidades.

A chefe-geral destacou a importância da primeira edição do AgDrone-MT para despertar o interesse pelo tema e colocar em contato pessoas.

“Temos que ter massa crítica pensante, temos que trazer a indústria e acompanhar essas modificações no uso da tecnologia. Não é a Embrapa que fará isso sozinha, é a universidade, o setor produtivo e as empresas juntas que poderão alavancar o uso de drones em Mato Grosso. Esse foi o primeiro passo e os contatos foram feitos. Agora temos de dar sequência”, disse Laurimar Vendrúsculo.

Resultados de pesquisas com uso de drones na pulverização foram apresentados pelos pesquisadores Rafael Soares, da Embrapa Soja, e Augusto Costa, da Embrapa Algodão. Eles mostraram dados que comprovam a eficácia da aplicação de fungicidas, inseticidas e herbicidas utilizando esses veículos. Entre as vantagens está uma aplicação mais uniforme e o melhor atingimento do alvo, uma vez que a agitação das plantas causada pelo vento das hélices permite atingir o baixeiro. O uso de menos defensivos e a menor exposição aos produtos são fatores que contribuem para maior segurança das pessoas, do ambiente e dos alimentos.

O professor da UFMT Gustavo Nunes trouxe dados sobre sensoriamento remoto feitos com imagens de satélite, mas que podem ser utilizados com drones, permitindo maior precisão da atividade agrícola e pecuária. Ele demonstrou também usos em silvicultura e sistemas integrados, onde as imagens aéreas possibilitam contagem de árvores e identificação de indivíduos doentes.

Já o produtor e empresário da AgriDrones Solutions, Marco Antônio Fabris, falou sobre sua experiência com a pulverização de mais de 3.000 hectares com drones. De acordo com ele, todas as operações da fazenda são feitas com drone, com exceção de áreas de divisa com vizinhos e algumas aplicações mais especializadas. Para que isso fosse possível, ele capacitou todos os funcionários da fazenda para trabalharem com os equipamentos. O investimento na compra do maquinário foi feito após verificar os resultados positivos com uso de um drone complementando as pulverizações com autopropelido em uma safra de milho, em 2020.

Para o produtor, a principal vantagem do uso dos drones está na qualidade da aplicação.

“É ser assertivo em colocar o produto no local certo. Todo mundo visualiza o amassamento, que é o ponto mais visível e que você consegue quantificar muito facilmente. Mas quando você vai para o resultado de aplicação, o número é muito maior do que o resultado de amassamento. É sim o amassamento, mas a qualidade de aplicação devido ao fator de impacto, ao vórtex do drone, da assertividade, do horário e de acertar o time da aplicação é o principal resultado”, afirma Marco Fabris.

O engenheiro florestal, empresário e instrutor de uso de drones Thamylon Dias, falou sobre o crescimento do uso de drones no setor agropecuário e sobre a necessidade de formação de mão-de-obra qualificada para atuar no setor. Como profissional da área, ele mantém um canal no Youtube, o Drone Experts, onde divulga semanalmente conteúdo para o público interessado.

Empresas patrocinadora do AgDroneMT também tiveram oportunidade de falar sobre sua atuação, os produtos e serviços que oferecem, tanto para monitoramento de áreas quanto linhas de crédito e informações.

No sábado, durante a dinâmica de campo, as empresas fizeram apresentações específicas sobre os equipamentos, como um Vant asa fixa que monitora até 2.000 ha em uma hora e pulverizadores, como o Agras T40.

Todas as palestras do evento foram gravadas e serão disponibilizadas em breve no canal da Embrapa no Youtube, na playlist da Embrapa Agrossilvipastoril.

O AgDrone-MT foi promovido pela Embrapa Agrossilvipastoril e teve apoio da UFMT e patrocínio da ADS, da Pantanal Geotecnologia, do Sicoob Norte MT e do site Vida Rural MT.