Caravana Embrapa levará informações sobre melhor uso de fertilizantes para Mato Grosso

Por Gabriel Faria, Embrapa Agrossilvipastoril

Caravana Embrapa levará informações sobre melhor uso de fertilizantes para Mato Grosso

Enquanto os agricultores de Mato Grosso se preparam para iniciar a maior safra de soja em área cultivada, a Embrapa e o Senar-MT percorrerão cinco municípios do estado com a Caravana Embrapa. O evento, realizado de 26 a 30 de setembro, buscará levar informações para potencializar o uso de fertilizantes nas lavouras.
A Caravana terá início em Sinop, no dia 26, na Embrapa Agrossilvipastoril. No dia 27 será a vez de Querência, no dia 28 de Rondonópolis, dia 29 de Tangará da Serra e dia 30 de Campo Novo do Parecis. Nestas cidades o evento será nos respectivos Sindicatos Rurais, sempre com início às 8h.
A Caravana Embrapa está percorrendo 30 polos produtivos em todo o país, levando informações para melhor uso dos fertilizantes em um momento em que o insumo teve aumento de preço de 113% em relação à safra anterior, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Ainda de acordo com o Imea, na safra 2022/2023 Mato Grosso deverá semear 11,8 milhões de hectares de soja, o que representa crescimento de 2,9% em relação ao ano agrícola anterior. Sendo maior produtor de soja, milho e algodão do país, o estado é o maior consumidor de fertilizantes.
A programação do evento terá palestras abordando o planejamento do plantio, as boas práticas no uso dos fertilizantes, os novos fertilizantes e insumos disponíveis para aumentar a eficiência da produtiva, técnicas de manejo que geram benefícios como a ciclagem de nutrientes e soluções digitais que podem contribuir com a agricultura de precisão.
A Caravana tem como público principal consultores técnicos, extensionistas e demais profissionais de Agronomia. Produtores com formação técnica ou aqueles que tenham interesse no conteúdo apresentado também podem se inscrever.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.embrapa.br/caravana-embrapa, assinalando o município onde pretende participar.
A Caravana Embrapa em Mato Grosso é realizada em parceria com o Senar-MT e conta com apoios locais da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), do Laboratório Solos e Plantas e da Federação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso.
A Caravana Embrapa é uma ação realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa e Rede FertBrasil. Conta com o patrocínio da Rede ILPF, Bayer Climate Field View, Bioma, Fertisystem, Arko, Polli Fertilizantes e apoio do Banco do Brasil, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Sistema OCB e Sinprifert,
Confira a programação da Caravana em Mato Grosso:
    • 26/09 – Sinop
    • 27/09 - Querência
    • 28/09 - Rondonópolis
    • 29/09 - Tangará da Serra
    • 30/09 - Campo Novo do Parecis