Caravana ILPF promoverá eventos sobre sistemas integrados na região do Vale do Araguaia

Por Gabriel Faria, Embrapa Agrossilvipastoril

Caravana ILPF promoverá eventos sobre sistemas integrados na região do Vale do Araguaia
Imagem: Rede ILPF

Esta semana um grupo de pesquisadores e especialistas em sistemas integrados de produção agropecuária percorrerá cidades na região do Vale do Araguaia em Goiás e Mato Grosso com a Caravana ILPF. A iniciativa da Associação Rede ILPF contará com visitas técnicas a fazendas e com a realização de três eventos abertos ao público em Mato Grosso.

Na terça-feira, dia 30, será realizado em Água Boa (MT) um painel de debates sobre o potencial da ILP no Vale do Araguaia para uma produção sustentável. O evento será às 19h, na Primavera Máquinas (Concessionária John Deere). Moderado pelo pesquisador Flávio Wruck, da Embrapa Agrossilvipastoril, o painel contará com a participação de Emerson Nunes (Cooperativa Cocamar), Alexandre Nascimento (Embrapa Agrossilvipastoril), Homero Figliolini (Liga do Araguaia), Ângelo Cadore (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Água Boa), Lorrayne Thaynara Santos (Aprosoja) e Fábio Marsango (Fazenda Bariri).

No dia seguinte, às 8h, na fazenda Água Viva, no município de Cocalinho, será realizado um dia de campo mostrando um exemplo de sucesso no uso tanto da integração lavoura-pecuária quanto sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta com uso de espécies exóticas e nativas como o baru. A fazenda é uma das integrantes da Liga do Araguaia.

Esses dois primeiros eventos têm como público produtores rurais e profissionais que atuam na assistência técnica, comercialização de insumos e extensão rural.

Já na quinta-feira, em Barra do Garças, os estudantes são o público do ciclo de palestras sobre oportunidades profissionais com a ILPF, que será realizado às 14h, no auditório do Instituto de Ciências Exatas e da Terra da UFMT. Profissionais de empresas privadas, cooperativas, da academia, extensionistas e do terceiro setor falarão sobre o papel do técnico na implantação de sistemas ILPF, as demandas de pesquisa, o papel da extensão rural, as oportunidades de crescimento profissional na área de sustentabilidade e o papel do profissional na transição para sistemas mais sustentáveis, como a ILPF.

Além dos eventos abertos ao público, a Caravana ILPF fará visitas técnicas a fazendas em Montes Claros de Goiás (GO), Canarana (MT), Nova Xavantina (MT) e no Instituto Federal Goiano, em Iporá (GO). Nas visitas técnicas estarão presentes pequenos grupos convidados, com produtores ou estudantes.

Inscrições

Todos os eventos são gratuitos e as inscrições devem ser feitas de forma antecipada pelo endereço bit.ly/caravana-valedoaraguaia

Caravana ILPF

A Caravana ILPF é uma expedição técnica e científica promovida pela Associação Rede ILPF. A Rede ILPF é uma parceria público privada, formada pelo Bradesco, Cocamar, John Deere, Soesp, Syngenta, Suzano e Embrapa, com objetivo de acelerar a adoção de sistemas integrados de produção agropecuária no Brasil.

Desde 2022 a Caravana vem percorrendo regiões brasileiras levando informações sobre ILPF para produtores, técnicos e estudantes. Anteriormente já foram realizadas etapas no Espírito Santo e Bahia (abril 22), Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul (agosto 22), Maranhão e Piauí (novembro 22) e Minas Gerais e Goiás (março 23).