Centro que estuda fitossanidade em cana-de-açúcar oferece quatro vagas de pós-doutorado

Da Agência FAPESP

Centro que estuda fitossanidade em cana-de-açúcar oferece quatro vagas de pós-doutorado
Bolsistas vão trabalhar no campus da Unesp em Jaboticabal, em temas como controle biológico de pragas, fitopatologias e modelagem matemática - Foto: Bishnu Sarangi/Pixabay

O Centro de Pesquisa em Engenharia Fitossanidade em Cana-de-Açúcar (CPE-FCA) está com inscrições abertas até sexta-feira (03/12) para quatro oportunidades de pós-doutorado com bolsa da FAPESP.

O CPE-FCA conta com apoio da FAPESP e do Grupo São Martinho e tem sede na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (FCAV-Unesp), em Jaboticabal.

O bolsista selecionado para a primeira vaga será responsável pela proposição e implementação de projeto de pesquisa na área de entomologia agrícola aplicada à cana-de-açúcar, com envolvimento nos seguintes temas: bioecologia de insetos-praga, métodos de controle de pragas e manejo integrado de pragas na cana-de-açúcar.

O pesquisador escolhido para a segunda vaga será responsável pela proposição e implementação de projeto de pesquisa em controle biológico de pragas de cana-de-açúcar, com foco em: determinação dos aspectos bioecológicos dos insetos, criação massal em laboratório, produção de inimigos naturais em laboratório, adequação para liberação dos agentes de controle em campo, liberação, avaliação do controle biológico aplicado, manejo de casa de vegetação e gerenciamento da biofábrica de produção das pragas e dos inimigos naturais.

A terceira vaga é para participar de pesquisa em fitopatologia aplicada em cana-de-açúcar, com abrangência aos temas de fitopatologia clássica, epidemiologia e controle de doenças associadas à cultura.

Já o bolsista da quarta oportunidade trabalhará com pesquisa em modelagem matemática e ciências dos dados aplicados à fitossanidade de cana-de-açúcar, com envolvimento em modelagem espaço-temporal de dinâmica de populações, sistemas de previsão de insetos-praga e tomada de decisão de controle.

Todos os pós-doutorandos participarão de atividades didáticas e orientações, reuniões técnicas e científicas.

Os candidatos devem ter título de doutor na área de entomologia obtido nos últimos sete anos e disponibilidade para residir no município de Jaboticabal. Serão valorizados candidatos com experiência internacional em pesquisa e com publicações em periódicos científicos indexados, com avaliação por pares.

Os interessados em se inscrever devem enviar currículo Lattes, carta de interesse e duas cartas de referência elaboradas por ex-orientadores ou supervisores dos candidatos, todos em formato PDF, para o e-mail [email protected].

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/4639, www.fapesp.br/oportunidades/4640, www.fapesp.br/oportunidades/4641 e www.fapesp.br/oportunidades/4642.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.