Cuidado com o ambiente

http://zerohora.clicrbs.com.br

A história do plantio direto em arroz irrigado deu seus primeiros passos em 1987. Nesta época, o engenheiro agrônomo Ivan Larri Cervo Spat, de Uruguaiana, resolveu apostar na novidade e abandonar o sistema convencional.

- Já na década de 80, começou a existir uma preocupação da lavoura arrozeira gaúcha em ser sustentável, ou seja, competitiva sem causar danos ao ambiente – afirma Spat.

Mas para trocar de sistema, era preciso também adequar o maquinário, o que aconteceu ainda no final dos anos 1980. Nesse sistema, as máquinas passaram a ser melhor aproveitadas na lavoura:

- As gradagens deixaram de acontecer da maneira que era feito, ou seja, reduziram o preparo do solo. Isso diminui o consumo de óleo diesel, além de contribuir para diminuição da erosão e compactação do solo, bem como o controle de invasoras problemáticas como a grama boiadeira e o arroz vermelho. Com a otimização do maquinário praticamente dobramos a área plantada com o mesmo número de máquinas – ressalta Spat.

O plantio direto permitiu também a integração da lavoura e pecuária. O engenheiro agrônomo explica que neste sistema o usual é em um ano deixar o gado no campo e no ano seguinte cultivar arroz.

- Logo após a colheita do grão, é introduzido o azevém, e a área é utilizada para pecuária. Em novembro, após o pleno estabelecimento da pastagem, a carga de animais é reduzida, para permitir uma ressemeadura natural do azevém. Com este manejo podemos preparar o solo no verão para a próxima safra de arroz – explica.

Nesta mesma área, como o azevém já está implantado, é possível manter animais até próximo ao plantio, que ocorre a partir de 15 de setembro.

 - Este manejo do plantio direto proporciona à nossa propriedade um uso racional em todos os processos de produção, resultando enfim em um menor impacto ambiental – comemora Spat, que nos últimos anos tem conseguido uma produção média de 10 mil quilos por hectare.

 A evolução

Os avanços na produção de arroz irrigado em plantio direto:

Item | 2000 | 2010

Produtividade (ha) | 4,9 mil | 6,9 mil

Água (l/kg) | 2,8 | 1,3

Diesel (ml/kg) | 38,2 | 8,9