Embrapa inicia projeto com tecnologias ABC no Tocantins

Por Clenio Araujo, Embrapa Pesca e Aquicultura

Embrapa inicia projeto com tecnologias ABC no Tocantins
O projeto tem na coordenação a pesquisadora Márcia Grise - Foto: Clenio Araujo/Embrapa Pesca e Aquicultura

Começou mais um projeto da Embrapa no Tocantins na perspectiva de incentivo à prática de uma agricultura com baixa emissão de carbono. O ABC Agrossustentável trabalha com transferência de tecnologias para a produção de grãos numa das regiões de expansão dessa atividade no país.

Quem explica o objetivo é a pesquisadora Márcia Grise: “incentivar a adoção de práticas agropecuárias sustentáveis com foco em tecnologias de Agricultura de Baixo Carbono (ABC), notadamente plantio direto, integração lavoura-pecuária e recuperação de pastagens degradadas”. Ela explica que o novo projeto é uma continuação do ABC Soja Sustentável que, apesar do nome, trabalhou também com outras culturas agrícolas.

Encontro

Uma das primeiras ações do projeto foi um encontro presencial, ocorrido na última semana em Palmas, em que Embrapa e parceiros apresentaram aos técnicos presentes o funcionamento, os objetivos e a metodologia do ABC Agrossustentável.

Como acontece em outros projetos de transferência de tecnologia, a ideia é que também nesse cada técnico conduza ao menos uma Unidade de Referência Tecnológica (URT). Nessa área, que fica dentro de alguma propriedade rural que o técnico atenda, são implantadas tecnologias específicas para as condições de solo e clima da região.

O ideal é que cada URT seja uma espécie de vitrine, uma referência para outros produtores rurais da região, que nela podem ver, na prática, os benefícios trazidos pelas tecnologias apropriadas. Todo esse trabalho tem a coordenação da Embrapa, cujos técnicos periodicamente também farão visitas às propriedades participantes do projeto.

Foi o primeiro de uma série de encontros do projeto. “Conseguimos levar a ideia geral do ABC Agrossustentável aos possíveis técnicos participantes e vamos continuar com esse trabalho de buscar novos técnicos para entrarem no projeto”, explica Márcia. Participaram cerca de 30 técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e de empresas privadas de consultoria.

Um dos participantes foi Mardônio Vilanova Queiroz, agrônomo do Ruraltins que trabalha em Tocantinópolis, na região do Bico do Papagaio. Ele aprovou o encontro: “É muito interessante, traz muita informação, muito incremento tecnológico, muitos testes de campo que a gente vai tentar replicar, levar esse conhecimento para os produtores na tentativa de melhorar a produção e a produtividade, seja na área da pecuária, seja na agricultura”.