Evento em Sorriso (MT) apresenta resultados do uso de consórcios forrageiros em sistemas com soja

Por Gabriel Faria, Embrapa Agrossilvipastoril

Evento em Sorriso (MT) apresenta resultados do uso de consórcios forrageiros em sistemas com soja

Resultados de dois, dos três anos agrícolas com uso de consórcios forrageiros de segunda safra na Fazenda Santana, em Sorriso (MT), serão apresentados no próximo sábado, dia 20, durante o 7º Encontro Regional de Sistemas Produtivos. O evento é promovido pelo Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso), em parceria com a UFMT, Embrapa Agrossilvipastoril e com a fazenda anfitriã.

Por meio de um projeto de validação e transferência de tecnologia financiado pelo REM Mato Grosso, há três anos agrícolas vem sendo testados na fazenda Santana o uso de 11 diferentes consórcios forrageiros de segunda safra. Alguns deles são usados em sistemas exclusivamente agrícolas, visando a produção de palha para o plantio direto. Outros são destinados ao pastejo de bovinos na integração lavoura-pecuária, no chamado sistema boi safrinha, antecedendo a cultura da soja.

Os indicadores de avaliação dos efeitos dos consórcios na química, física e biologia do solo, na produtividade da soja plantada na sequência, o impacto nos aspectos fitossanitários, produção de forragem e ganho de peso animal serão apresentados durante o evento por pesquisadores da Embrapa, professores da UFMT e profissionais ligados à fazenda.

“Vários desses consórcios se mostraram bastante eficientes nos atributos físicos e principalmente químicos do solo. Conseguimos ajustar as taxas de semeadura deles e já temos condições de fazer recomendações para o produtor. Na ILP, além de melhorarem os atributos do solo, os consórcios se mostraram eficientes no ganho de peso. Tivemos ganho de quase 1kg de peso vivo/animal por dia”, adianta o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril, Flávio Wruck.

Inscrições

O evento terá início às 8h e irá até às 16h. Contará com palestras em uma estação central e dois circuitos técnicos a campo. Um deles terá foco em sistemas de plantio direto na palha e outro em integração lavoura-pecuária.

As inscrições são gratuitas, porém as vagas são limitadas. Dessa forma, a comissão organizadora orienta que sejam feitas as inscrições de forma antecipada no site catsorriso.org.br.

Parcerias

O 7º Encontro Regional de Sistemas Produtivos é promovido pelo CAT Sorriso e pela Embrapa Agrossilvipastoril. Conta com patrocínios do REM Mato Grosso, ADS Agrodrones Solution, Associação Rede ILPF, Effectus Fertilizantes e Soesp. Conta ainda com apoio do Imea, Simbiagro, Laboratório Solos & Plantas e Vida Rural MT.