Evento on-line apresentará detalhes de nova planta daninha presente em Mato Grosso do Sul

Por Christiane Congro Comas, Embrapa Agropecuária Oeste

Evento on-line apresentará detalhes de nova planta daninha presente em Mato Grosso do Sul
Seminário on-line será realizado em março/2023 - Foto: Divulgação

No dia 2 de março, quinta-feira, das 13h às 16h30 (horário MS), será realizado o seminário on-line intitulado “Estado da arte: Amaranthus Palmeri (caruru-palmeri ou caruru-gigante), espécie quarentenária de grande risco fitossanitário para o Brasil, detectada em Mato Grosso do Sul”. 

O evento é uma realização da Embrapa e da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Estado de Mato Grosso do Sul (Iagro) e conta com apoio da Ampasul, Aprosoja e Famasul. A atividade tem como objetivo apresentar e discutir os principais desafios relacionados ao controle da espécie Amaranthus Palmeri.

A Amaranthus Palmeri é uma planta daninha que tem se tornado um grande problema para os produtores de soja, milho e algodão. Com seu crescimento rápido e resistência a herbicidas, ela pode causar grandes prejuízos nas lavouras.Saiba mais sobre sua identificação na região (clique aqui - Foco de caruru palmeri é detectado no Mato Grosso do Sul).

Programação

Durante o seminário, especialistas renomados na área de manejo de plantas daninhas vão apresentar os avanços de tecnologias para o controle do Amaranthus Palmeri. A primeira palestra on-line, acontece às 13h15, intitulada “ações oficiais de vigilância, controle e erradicação do Amaranthus Palmeri no Brasil”, será realizada por Ricardo Hilman, do Departamento de Sanidade Vegetal, do Mapa, de Brasília/DF. 

Na sequência, às 13h35, o enfoque será a situação do Amaranthus Palmeri no Mato Grosso do Sul. Glaucy da Conceição Ortiz,  da Iagro, de Campo Grande, MS, falará sobre o assunto. O histórico, dispersão e situação atual da planta daninha serão o tema da palestra a ser apresentada pelo pesquisador Dionísio Luiz Pisa Gazziero, da Embrapa Soja (Londrina/PR)

Detalhes da biologia dessa planta daninha que pode crescer até 3 metros de altura, apresenta folhas largas e flores verdes em forma de espiga, serão esclarecidos por Alexandre Ferreira da Silva, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (MG). Também serão apresentadas as melhores práticas para o manejo dessa espécie. Essa palestra será realizada pelo pesquisador Sidney Douglas Cavalieri, Embrapa Algodão (Campina Grande/PB) e Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop/MT).

Após as palestras haverá um momento para perguntas e respostas que será conduzido pelo pesquisador Fernando Mendes Lamas, da Embrapa Agropecuária Oeste, coordenador do evento on-line.

Lamas destaca a importância do evento que possibilitará maior conhecimento sobre essa espécie e reforça o convite para que se "aproveite a oportunidade de se atualizar sobre um dos principais desafios enfrentados pelos produtores rurais atualmente” e explica que “uma das características mais preocupantes do Amaranthus palmeri é sua capacidade de se tornar resistente a herbicidas com facilidade. Isso ocorre porque a planta possui um alto índice de reprodução e adaptação, o que favorece a sobrevivência de plantas resistentes aos herbicidas”, além de sua alta capacidade de competir com as culturas da soja, milho e algodão.

A participação no seminário é gratuita e as atividades serão transmitidas via Youtube, em tempo real, no Canal da Embrapa (http://bit.ly/3lHr62B). Para inscrever-se acesse: https://bit.ly/40FT2Un

Serviço
Seminário on-line: “Estado da arte: Amaranthus Palmeri (caruru-palmeri ou caruru-gigante), espécie quarentenária de grande risco fitossanitário para o Brasil, detectada em Mato Grosso do Sul”. 
Data: 2 de março de 2023 (quinta-feira)
Horário: Das 13h às 16h30 (horário MS)
Local: Youtube (http://bit.ly/3lHr62B)
Inscrições: https://bit.ly/40FT2Un
Valor: Gratuito

Confira a programação: https://bit.ly/3XCWOeu