Trichoderma, principal agente de controle biológico do mundo, será tema de simpósio na Embrapa Meio Ambiente

Por Cristina Tordin, Embrapa Meio Ambiente

Trichoderma, principal agente de controle biológico do mundo, será tema de simpósio na Embrapa Meio Ambiente
Trichoderma - Foto: Zayame Vegette Pinto

Será realizado na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), o Simpósio Trichoderma: o mais importante agente de controle biológico de doenças de plantas, organizado por Wagner Bettiol da Embrapa Meio Ambiente, em 23 de fevereiro das 9 às 12h, em parceria com a Universidad de Salamanca, Espanha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Ballagro Agro Tecnologia Ltda.

Conforme Wagner Bettiol, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, que fará a palestra de abertura com o tema Controle biológico: o que precisamos fazer para continuarmos líderes mundiais? o Trichoderma é o principal agente de biocontrole de doenças de plantas comercializado no Brasil. "Portanto, enfatiza, o entendimento de seus mecanismos de ação é fundamental para a sua utilização na agricultura, visando ao controle de fitopatógenos”.

O professor da Universidad de Salamanca Enrique Monte irá apresentar como os diálogos Trichoderma x Planta Planta x Trichoderma são fundamentais para o controle biológico de doenças de plantas. 

“A principal característica que define o gênero Trichoderma é seu “oportunismo”, ou seja, sua enorme capacidade para colonizar qualquer substrato em qualquer ambiente, desde a Antártida até o Caribe ou o deserto de Saara”, destaca Monte.

Para adaptar-se a tantos ambientes, destaca Monte, “as espécies de Trichoderma desenvolveram a capacidade de produzir uma grande quantidade de enzimas extracelulares e sistemas muito eficazes de resistência, reparação de danos celulares e moleculares, que permite adaptar-se e sobreviver em condições muito adversas”.

Sergio Mazaro, pesquisador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, irá abordar o tema Trichoderma: indispensável no manejo de doenças da soja. De acordo com Mazaro, a introdução de Trichoderma no sistema de manejo e fundamental para obter sucesso no controle de fitopatógenos habitantes do solo.

As espécies desse fungo têm sido exploradas pelas suas principais habilidades, que são a produção de enzimas com importantes aplicações biotecnológicas e a capacidade de controlar patógenos de plantas por meio de diferentes mecanismos de ação, com destaque para o micoparasitismo, a antibiose, a competição por substratos e nutrientes e a indução de resistência das plantas, explica Mazaro.


A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui.

Programa: 
9h - Abertura
9h05 - Controle biológico: o que precisamos fazer para continuarmos líderes mundiais? - Wagner Bettiol - Embrapa Meio Ambiente

9h30 - Diálogos Trichoderma x planta planta x Trichoderma: fundamentais para o controle biológico de doenças de plantas - Enrique Monte - Universidad de Salamanca

10h30 - Trichoderma: indispensável no manejo de doenças da soja - Sérgio Mazaro - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

11h10 – Discussão

12h - Encerramento