Eventos divulgam o Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono no Paraná (ABC+)

Da Assessoria de Imprensa do IDR-Paraná

Eventos divulgam o Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono no Paraná (ABC+)

O Grupo Gestor Estadual do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC+), coordenado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), participou de eventos técnicos para divulgar as metas do Plano para agricultores, técnicos e lideranças de várias regiões do Paraná.. O GGE também participou de uma atualização referente a ferramenta de recuperação/reforma de pastagens.

O plano de ação estadual visa à utilização das ferramentas do ABC+ para diminuição das emissões de gases do efeito estufa, com fixação de carbono no solo e nas estruturas vegetais, aumento de eficiência dos sistemas de produção, aumento da diversidade produtiva (ILPF), utilização de bioinsumos, tratamento de dejetos, entre outros. “Apresentar o Plano em várias regiões ajuda na capilarização das informações referente as práticas descarbonizantes e no processo de sensibilizar os produtores para a implantação de ferramentas”, explica o coordenador do Plano ABC+ Paraná e chefe do Departamento de Florestas Plantadas (Deflop), da Seab, Breno Menezes de Campos. 

Na sexta-feira (01), a Fazenda da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Pinhais recebeu palestra sobre manejo de pastagens para otimizar o desempenho animal e vegetal, com o professor Paulo Cesar de Faccio Carvalho.

Em 2024, novos eventos serão realizados. “Estamos em contato com associações de produtores, lideranças e entidades do setor para seguir nesse trabalho de divulgação das ferramentas do Plano”, completa Campos.

Outros eventos

Na última quinta-feira (30), em Francisco Beltrão, uma reunião da Associação dos Secretários de Agricultura do Sudoeste (Assema) recebeu o professor de Engenharia Florestal da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e membro do Grupo Gestor Estadual ABC+, Eleandro José Brun. 

Nos dias 23 e 24 de novembro, em Cianorte, um evento sobre Manejo e Conservação do Solo e da Água contou com a participação do Coordenador estadual do programa Recursos Naturais e Sustentabilidade do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), Richard Golba, que também integra o Grupo Gestor.

Desafios

O Plano ABC+ Paraná foi elaborado com a participação de várias entidades públicas e privadas. Os desafios propostos até 2030 levam em conta o histórico da produção agrícola e silvícola do Estado e a situação atual de cada atividade, além do potencial de contribuição em relação à mitigação de gases de efeito estufa.

O Estado está se propondo a recuperar 350 mil hectares de pastagens degradadas, qualificar o uso de Sistema de Plantio Direto de Grãos em 400 mil hectares e ampliar em quatro mil hectares o uso do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças. A tecnologia de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta também deve ser estendida para mais 500 mil hectares.

Em Sistemas Agroflorestais, a ampliação será em 30 mil hectares, enquanto as florestas plantadas deverão ocupar mais 220 mil hectares. O Plano também privilegia o uso de bioinsumos em 430 mil hectares e de sistemas de irrigação em 48 mil hectares, além da ampliação em 78,9 milhões de metros cúbicos do Manejo de Resíduos de Produção Animal. 

O Estado assume ainda o compromisso de aumentar em 60 mil cabeças o número de bovinos terminados de forma intensiva e aproveitar 78,9 milhões de metros cúbicos de dejetos animais para a produção de biogás/biometano.

O documento também orienta pelo fortalecimento de programas estaduais que já estão em andamento, como o RenovaPR (transformação energética do campo), Paraná Mais Verde (plantio de novas mudas), Prosolo Paraná (mitigação dos processos erosivos do solo e da degradação dos cursos d’água) e a Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada, que tem como meta a expansão da pesquisa e a integração da academia aos novos processos produtivos sustentáveis.