IDR-Paraná e Embrapa Soja apresentam resultados da adoção de boas práticas na produção da soja e inicia o Alerta Ferrugem

Da Assessoria de Comunicação IDR-Paraná

IDR-Paraná e Embrapa Soja apresentam resultados da adoção de boas práticas na produção da soja e inicia o Alerta Ferrugem
Foto: Divulgação IDR-Paraná

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) e a Embrapa apresentam no próximo dia 26, a partir das 8h30, os resultados da safra 2020/2021. Durante o evento serão apresentados, também, os resultados obtidos por produtores que adotaram o Manejo Integrado de Pragas (MIP), o Manejo Integrado de Doenças (MID) e a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN). Neste mesmo evento o Instituto inicia o sistema Alerta Ferrugem para a Safra 2021/2022, que auxilia técnicos e produtores sobre o melhor momento para fazer o manejo da ferrugem-asiática da soja.

O evento contará com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, do presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza e do chefe-geral da Embrapa Soja Alexandre Nepomuceno, bem como pesquisadores e extensionistas do programa.

Com ações conjuntas, iniciadas ainda na década de 1980, nos últimos anos as instituições rurais inovaram no processo de transferência de tecnologias com a capacitação de extensionistas, instalação de unidades de referências junto aos agricultores e publicações dos resultados. Para o diretor de Extensão Rural do IDR-Paraná,

Nelson Harger, este evento é uma oportunidade de avaliar os resultados que o programa tem proporcionado à agricultura paranaense, seja em termos de ganhos econômicos, pelo aumento da rentabilidade nas lavouras, ou ambientais pela redução de insumos químicos, demonstrando a possibilidade de uma agricultura mais sustentável.

“O Paraná é uma referência nacional quanto a adoção do MIP e MID”, afirma Nelson.

O pesquisador André Prando, da Embrapa Soja, comenta que a parceria entre as duas instituições tem proporcionado avanços significativos quanto as boas práticas agrícolas na produção de soja, sendo um processo de aprendizado mútuo.  “A proximidade da pesquisa e extensão é essencial para avançarmos na qualidade da assistência técnica ao produtor e na identificação de oportunidades de pesquisa”, afirma Prando.

Na oportunidade, o IDR-Paraná lançara a rede ‘Alerta Ferrugem”, serviço de monitoramento de esporos da ferrugem-asiática da soja que auxilia técnicos e produtores sobre o momento de chegada dos esporos da ferrugem-asiática da soja em determinado local, auxiliando sobre o melhor momento de fazer o manejo das lavouras.

O evento ocorrerá em formato digital, das 8h30 às 12h do dia 26 de outubro, nos canais da Embrapa Soja e IDR-Paraná, no YouTube.

Programação:

8:30 - Abertura e boas-vindas
IDR-Paraná, Embrapa Soja e Seab

9:00 - Lançamento do Alerta Ferrugem safra 2021/2022
Edivan José Possamai – Coordenador estadual Programa Grãos Sustentáveis do IDR-Paraná

9:10 - Resultados do MIP Soja safra 2020/2021
Arnold Barbosa – Analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa

9:50 - Resultados do MID Soja safra 2020/2021
Claudine Seixas – Pesquisadora da Embrapa

10:30 - Resultados da Coinoculação em soja safra 2020/2021
André Prando – Pesquisador da Embrapa

Assista pelos canais da Embrapa Soja e IDR-Paraná no Youtube
www.youtube.com/embrapasoja
www.youtube.com/IDRParana