Laboratório de Solos e Plantas da Embrapa mantém Certificado de Excelência 2022/2023

Por Maria José Tupinambá, Embrapa Amazônia Ocidental

Laboratório de Solos e Plantas da Embrapa mantém Certificado de Excelência 2022/2023
Certificados de Excelência conferidos pelo PAQLF ao Lasp - Foto: Divulgação Embrapa

O Laboratório de Análise de Solos e Plantas (Lasp) da Embrapa Amazônia Ocidental recebeu o Certificado de Excelência conferido pelo PAQLF - Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade, coordenado pela Embrapa Solos.

O reconhecimento atesta que o Lasp atendeu com excelência aos critérios de qualidade das análises de Fertilidade do Solo, análises de Micronutrientes em Solos e análises de Granulometria, por ter efetuado com confiabilidade as determinações constantes do Manual de Métodos de Análise de Solos da Embrapa durante o exercício interlaboratorial 2022/2023, que reforça a qualidade do serviço prestado à sociedade, tanto aos produtores rurais quanto aos pesquisadores da Embrapa e de instituições externas. 

Fazem parte do PAQLF cerca de 167 laboratórios de fertilidade, sendo 133 privados (79,6%), e 34 participantes da esfera pública (20,4%). O PAQLF tem como objetivo a verificação da qualidade das determinações analíticas em solos dos laboratórios de instituições públicas e privadas, tendo em vista a garantia dos resultados gerados pelos participantes e utilizados para o cálculo dos níveis de adubação e calagem que serão aplicados pelos produtores rurais de todas as regiões do Brasil, de modo a fortalecer a credibilidade das análises de solo no país.

Para a concessão do selo, o Programa aplica anualmente um rígido método de avaliação, no qual os laboratórios inscritos recebem 12 amostras prontas de solo identificadas apenas por uma numeração. Os laboratórios enviam os resultados, em lotes de três amostras, com análises de fertilidade (pH, MO, macronutrientes, H+Al, AL no solo), de micronutrientes e de granulometria, respeitando os prazos estabelecidos.

A avaliação dos resultados é realizada por meio de análise estatística elaborada especialmente para o Programa. Parâmetros como porcentagem de acertos e frequência de envio de resultados são utilizados para a avaliação final, e a partir daí são atribuídos aos laboratórios participantes conceitos que variam de A a D. No entanto, apenas os laboratórios que obtêm conceito A ou B, têm direito a um certificado de aprovação e ao uso dos selos de qualidade no ano seguinte às avaliações dos resultados.

O Lasp participa do PAQLF desde que este foi instituído, em 1992, apresentando um bom desempenho ao longo dos anos. A pesquisadora Maria do Rosário Lobato Rodrigues, coordenadora do laboratório, comenta que “assegurar a qualidade dos resultados das análises de solos realizados pelo LASP representa um grande desafio, considerando a dificuldade em se atingir o nível de exigência dos Ensaios de Proficiência, em função dos estritos parâmetros de avaliação utilizados pelas instituições credenciadoras, bem como as dificuldades de realizar a aquisição/adequação dos equipamentos e manutenção periódica da infraestrutura do LASP, no entanto, indispensáveis para acompanhar as mudanças que vêm ocorrendo nos últimos anos em decorrência da evolução do conhecimento, dos sistemas de produção e das técnicas analíticas”.

Na região Norte, ainda há sérios problemas de infraestrutura laboratorial para a realização de pesquisas que demandam análises de solos e plantas e de informações para avaliar e quantificar o impacto de mudanças do uso da terra e do clima sobre os sistemas de produção.

O LASP figura entre os poucos laboratórios do estado do Amazonas que atendem as demandas de análises de solos e plantas, tanto internas, de seus projetos de pesquisa, como externas, de instituições/órgãos parceiros, setor privado e produtores. Em torno de 70% das análises realizadas pelo Lasp de avaliação da fertilidade do solo e análises de granulometria são para atender demandas externas.

Criado em 1975, o Lasp tem contribuído significativamente para várias áreas do conhecimento, gerando dados e informações importantes para a pesquisa em fisiologia e nutrição de plantas, fertilidade e manejo dos sistemas de uso e ocupação das terras Amazônicas, dinâmica de nutrientes e água no solo, prestado serviço de qualidade ao setor primário. Também interage com os vários segmentos da sociedade, recebendo estudantes, bolsistas e estagiários, dando uma importante contribuição para a capacitação de recursos humanos para a região.

O certificado de Excelência recebido garante a qualidade do serviço prestado à sociedade, tanto aos produtores rurais quanto aos pesquisadores da Embrapa e de instituições externas. "A renovação do certificado, a cada ano, é motivo de muita alegria e reconhecimento do esforço em superar desafios, pois atesta o comprometimento e a competência com que o Lasp vem trabalhando ao longo dos anos, que por seu lado, reflete a experiência, dedicação e compromisso da equipe do laboratório”, comemora a coordenadora Maria do Rosário Lobato.