Live homenageia Fernando Cardoso Penteado nesta quarta, 8

Da Redação FEBRAPDP

Live homenageia Fernando Cardoso Penteado nesta quarta, 8

A Live ILPF 28 – SPD E ILP com apoio da Fundação Agrisus: um visionário que sempre apoiou Da Ciência à Prática, que acontece nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, às 19h, é uma homenagem póstuma ao saudoso colega e amigo Fernando Penteado Cardoso, fundador e doador da Fundação Agrisus, por sua dedicação e apoio permanentes aos trabalhos com pesquisa, fomento, difusão e capacitação no Sistema Plantio Direto (SPD) e na Integração Lavoura-Pecuária (ILP). No rol de realizações de Penteado, destaque especial para a realização dos Encontros Regionais de Plantio Direto no Cerrado (ERPDC), promovidos pela Associação de Plantio Direto no Cerrado (APDC); dos Encontros Nacionais de Plantio Direto na Palha (ENPDP), realizados pela Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRAPDP); à implantação do Projeto Arenito – ILP no Noroeste do Paraná, experimento de longa duração com PD e ILP, instalado na Estância JAE, Santo Inácio, PR, à realização de Dias de Campo e visitas e às apresentações dos seus resultados.

Longevo, Penteado viveu 106 anos e nos deixou em setembro do ano passado. Para falar dessa extensa e profícua existência, estarão reunidos esta noite, no Canal do Ronaldo Trecenti no Youtube, Bruno Antônio Schauff, engenheiro agrônomo, presidente do Conselho Curador da Fundação Agrisus e presidente do Conselho Curador da FEALQ, de Piracicaba, SP; Fernando Ribeiro Sichieri, engenheiro agrônomo e agropecuarista em Colorado, PR, colaborador da Bayer e idealizador do Projeto Arenito-ILP - Estância JAE, Santo Inácio, PR; Ondino Cleante Bataglia, engenheiro agrônomo, Dr. ex-secretário executivo da Fundação Agrisus; Jonadan Ma, engenheiro agrônomo e presidente da FEBRAPDP; John Nicholas Landers, engenheiro agrônomo e diretor de Projetos da FEBRAPDP; Ake Benhard van der Vinne, produtor rural em Maracaju, MS, e Francisco Antonio Penteado Cardoso, engenheiro agrônomo da Fundação Agrisus. 

“É muito provável que você já tenha ouvido algumas destas frases: "com Manah adubando da" ou "braquiária mais que pasto". Talvez você saiba de quem estamos falando: do saudoso engenheiro agronômo Fernando Penteado Cardoso, um profissional à frente do seu tempo, um visionário, amante da fertilidade do solo e da sustentabilidade. Uma pessoa incrível, que ao vender a sua empresa fabricante de adubos, a Manah, reservou parte do seu patrimônio para a criação da Fundação de Apoio a Agricultura Sustentável - Fundação Agrisus, a qual a mais de 20 anos vem apoiando açoes de pesquisa, fomento, capacitação e difusão do Sistema Plantio Direto e da Integração Lavoura-Pecuária em todo Brasil. Por isso hoje a noite, as 19 horas faremos uma singela homenagem a esse grande brasileiro, em reconhecimento a sua atitude pioneira e única no pais. Não perca!”, convida Ronaldo Trecenti.

A moderação do próprio Trecenti, que é engenheiro agrônomo, professor na Unoeste, especialista em BPAs ABC e CEO da Pio Consultoria Agroambiental, de Brasília. O projeto Live ILPF é uma iniciativa do próprio Trecenti e conta com o apoio da FEBRAPDP. Para assistir, acesse o link: https://www.youtube.com/live/9KtPDDyBjF8?feature=share