Modelo de produção sustentável para o Matopiba será apresentado no Agrobalsas 2025
Por Flávia Bessa, Embrapa Maranhão

Durante IV Workshop Agronegócio Sustentável e Inovação Tecnológica na Agricultura Familiar Embrapa, especialistas da Embrapa Maranhão e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus Maracanã irão relatar, em conjunto com parceiros do setor produtivo, resultados inéditos da parceria entre a Fazenda Graziele e a Embrapa.
Os palestrantes são: Joaquim Costa, Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Maranhão; Marco Bomfim, Chefe Geral da Embrapa Maranhão, Ygor Portela, Zootecnista e Técnico da Agromantova/Fazenda Graziele, e José Antonio Alves Cutrim Júnior, Professor e pesquisador do IFMA Campus Maracanã.
A palestra vai abordar os desafios e oportunidades das tecnologias ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) e ILP (Integração Lavoura-Pecuária) para a região Matopiba. Nesse contexto, será apresentado o modelo que vem sendo proposta para a região, que está em fase de validação na Fazenda Graziele. O modelo sustentável prevê a presença de bovinos no sistema como uma alternativa de diversificação e mais geração de renda para os produtores, fazendo com que o uso da terra seja de 100% ao longo do ano.
De 12 a 16 de maio, a Embrapa vai participar da 21ª edição do AGROBALSAS, um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro. Este ano, o tema é “Construindo Pontes”, inspirado na obra “O Dedo de Deus”, de Michelangelo. O evento, realizado anualmente pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte – FAPCEN, será na Fazenda Sol Nascente – Balsas-MA.
A Embrapa vai marcar presença por meio do Hub Matopiba, uma articulação sinérgica da Embrapa Maranhão a partir da sua Unidade de Execução de Pesquisa – UEP em Balsas, a UEP Balsas, no sul do Maranhão, e mais 10 Unidades Descentralizadas: Embrapa Agricultura Digital, Embrapa Algodão, Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Cerrados, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Meio Norte e Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Soja e Embrapa Solos.
O objetivo do Hub Matopiba é fortalecer a agenda de inovação e o agronegócio com inclusão produtiva e sustentabilidade ambiental nessa fronteira agrícola, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região. A UEP Balsas, pela sua localização em ponto estratégico da região em relação ao modal logístico, é o ponto aglutinador do processo de construção coletiva da plataforma de inovação no território em parceria com o setor produtivo, instituições públicas e privadas.
A presença das Unidades da Embrapa no evento será marcada por palestras técnicas, vitrine tecnológica e estande com informações sobre tecnologias e a história da Empresa na região. A coordenação é da Embrapa Maranhão.