Potencial genético da soja já chega a 200 sacas por hectare. Como essa história foi construída?

Da Redação FEBRAPDP

Potencial genético da soja já chega a 200 sacas por hectare. Como essa história foi construída?

O potencial dos materiais de soja existentes hoje no Brasil já permitem produtividades que chegam a 100 sacas por hectare, com capacidade genética para chegar à estupenda marca de 200 sacas por hectare. E se o país encontra-se nessa atual realidade é porque um longo caminho foi percorrido. Caminho este que começa em 1882, com a chegada da cultura a terras brasileiras, e os primeiros no trabalho do professor Gustavo Dutra, da Escola de Agronomia da Bahia, para adaptação da grão originário da China e Japão. É justamente com a intenção de render homenagem aos pioneiros do melhoramento genético da soja no Brasil, que, nesta quarta-feira, 22, a partir das 19h, acontecerá a Live ILPF 31 – Pioneiros no Melhoramento Genético da Soja, no Canal do Ronaldo Trecenti, no YouTube.

Um time composto por doze expoentes da área de melhoramento da soja no país tratará do tema. Abordando a trajetória que faz do Brasil hoje o maior produtor e exportador mundial de soja. De acordo com Trecenti, engenheiro agrônomo, professor, consultor e moderador do evento, serão destacados os desafios enfrentados, os avanços conquistados e as oportunidades geradas no desenvolvimento tecnológico, científico, acadêmico e empresarial da cultura da soja. 

“Falaremos também do amplo cultivo adaptado desde a Região Sul até a Região Norte; com especial destaque para as regiões do Cerrado e da Amazônia. Tudo isso foi possível graças a dedicação e empenho de uma legião de pesquisadores, instituições e empresas públicas e privadas, gestores, bancos, tradings, cooperativas e principalmente, de produtores, que muito nos orgulham e merecem o nosso respeito, reconhecimento e gratidão.

Participam: 
    • Romeu Afonso de Souza Kiihl, engenheiro agrônomo, Ph.D. ex-pesquisador melhorista da Embrapa e da TMG, Londrina, PR; 
    • Leones Alves de Almeida, engenheiro agrônomo, Dr. ex-pesquisador melhorista da Embrapa e da TMG, Londrina, PR; 
    • Plínio Itamar de Mello Sousa, engenheiro agrônomo, Dr. ex-pesquisador melhorista da Embrapa, Brasilia, DF; 
    • Alberto Vasconcelos Costa, engenheiro agrônomo, Dr. ex-pesquisador melhorista da Emgopa, Palmas, TO; 
    • Francisco Terasawa, engenheiro agrônomo, melhorista da FT Sementes, Ponta Grossa, PR
    • João Luiz Gilioli, engenheiro agrônomo, M.Sc. ex-pesquisador melhorista da Embrapa e da FT, Genética Tropical, Porto Nacional, TO;
    • Tuneo Sediyama, engenheiro agrônomo, Dr., professor e pesquisador da UFV-MG;
    • Neylson Eustaquio Arantes, engenheiro agrônomo, Dr., pesquisador da Embrapa, Uberaba, MG;
    • Manoel Albino Coelho de Miranda, engenheiro agrônomo, Dr., pesquisador do IAC – Campinas, SP;
    • Verni K. Wehrmann, engenheiro agrônomo, Dr., pesquisador – Inova Genética – Cristalina, GO;
    • Sebastião Pedro da Silva Neto, engenheiro agrônomo, Dr., pesquisador e chefe-geral da Embrapa Cerrados – Brasília, DF;
    • Alexandre Lima Nepomuceno, engenheiro agrônomo, Dr., pesquisador e chefe-geral da Embrapa Soja.

Ao final, haverá 10 minutos para considerações finais. Para assistir, inscreva-se no canal acessando o link https://www.youtube.com/live/BZgGWZ72nF0?feature=share, ative o sininho de notificações, assista a outras lives, se gostar compartilhe com a sua rede de amigos e deixe o seu like. O projeto Live ILPF é uma iniciativa do próprio Trecenti e conta com o apoio da FEBRAPDP. Não perca a oportinidade de aprofundar seus conhecimentos sobre agricultura sustentável com informações de qualidade e profissionais de alto nível.