Senado aprova Dia Nacional do Plantio Direto

Senado aprova Dia Nacional do Plantio Direto
Foto: Paulo Kurtz/Embrapa

O Senado Federal aprovou, na última quinta-feira (25), o Projeto de Lei, de autoria do deputado federal Afonso Hamm,  do PP (RS), que torna o dia 23 de outubro Dia Nacional do Plantio Direto. A proposta, que segue para sanção, prevê a realização de ações que contribuam para a universalização da prática, com palestras e seminários sobre plantio direto para técnicos e produtores.

Na justificativa, Hamm, que é engenheiro agrônomo e produtor rural, agradece a iniciativa da Federação Brasileira de Plantio Direto (FEBRAPDP), e ressalta que o plantio direto é um sistema diferenciado de manejo que diminui o impacto da agricultura e do uso de máquinas agrícolas, contribuindo para uma maior conservação do solo. A rotação e sucessão de culturas e a movimentação e o corte apenas na linha de plantio permitem a cobertura permanente da terra.

"A competitividade da agricultura brasileira se deve muito pelo sistema produtivo de plantio direto, que revolucionou o modo de plantar, viabilizando economicidade e ganhos ambientais", afirma. 

O projeto foi relatado na Comissão de Educação (CE) pelo senador Lasier Martins, que destacou na comissão estudos realizados pela Embrapa Soja que comprovam o aumento da produtividade nas lavouras com plantio direto em até 30% quando comparado ao sistema convencional.