Sistema Plantio Direto: base para a agricultura sustentável

Da Redação FEBRAPDP

Sistema Plantio Direto: base para a agricultura sustentável

Oferecer informações técnicas e científicas com qualidade e objetividade prática. É nisso que se pauta a programação do 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto, cuidadosamente pensada para aprimorar o conhecimento de quem já utiliza práticas conservacionistas e, também, para ajudar a estruturação do poder decisório dos produtores que ainda precisam ser convencidos a ingressar no modelo. O evento acontece entre os dias 9 e 11 de julho próximo, em Luís Eduardo Magalhães, BA. Para dar uma ideia da profundidade, abrangência e riqueza do que passará pelos palcos do 19º ENPDP, a partir de hoje e até a semana anterior ao evento, traremos reportagens exclusivas com os próprios palestrantes. Eles farão breves sínteses dos temas abordados, servindo como uma espécie degustação do conteúdo que o participante poderá conferir in loco.

Na reportagem de hoje, o professor João Carlos de Moraes Sá, mais conhecido como Juca Sá, que fará as duas primeiras palestras técnicas do evento, na tarde do dia 9. Ele fará apresentação geral do Projeto SPD Agro+ e falará sobre O Sistema Plantio Direto como o caminho para a recuperação do C, da resiliência, da rentabilidade e dos serviços ambientais (Modulo I).

Sobre o palestrante

Dr. João Carlos de Moraes Sá é:
Senior Associate Researcher - CFAES - Rattan Lal Carbon Management and Sequestration Center - The Ohio State University – Columbus, OH, USA
Presidente da Comissão Técnica-Cientifica da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto
Coordenador Científico do Projeto: SPD - Base para Agricultura Sustentável
Bolsista de Produtividade em Pesquisa, Nível 1D – CNPq



Por que o tema “O Sistema plantio Direto como o caminho para a recuperação do C, da resiliência e dos serviços ambientais” é um assunto importante?

Para introduzir este assunto, gostaria de começar explicando que no primeiro painel iremos apresentar os resultados do projeto: Sistema Plantio Direto: Base para Agricultura Sustentável (SPD Agro+). O projeto foi constituído em três módulos: a) Módulo I - Capacidade de recuperação da matéria orgânica do solo e promover serviços ecossistêmicos devido ao sistema plantio direto; b) Módulo II: Índice de qualidade participativo (IQP): Fortalecimento do sistema plantio direto com qualidade; c) Módulo III: Indicadores biológicos de qualidade do solo em sistema plantio direto. A figura 1 ilustra a linha do tempo (Timeline) sobre a concepção do projeto SPD Agro+.

Figura 1. Timeline das ações que geraram o projeto SPD Agro+

O C do solo controla a magnitude e a interação de processos-chave no ambiente, e o seu decréscimo, devido à oxidação em decorrência do uso contínuo de preparo do solo, afeta a funcionalidade e a expressão dos atributos físicos, químicos e biológicos, conduzindo o solo à degradação (Figura 2)

 

Figura 2. O C (no centro do círculo) como agente de controle dos atributos físicos, químicos e biológicos do solo

O Sistema Plantio Direto (SPD) através do aporte de biomassa articula todo esse ciclo de transformações. A primeira resposta é o aumento da resiliência do solo, ou seja, a capacidade que o sistema oferece ao solo para resistir os impactos de eventos climáticos extremos, tais como suportar longo período sem chuvas e resistir ao excesso de chuvas mantendo maior infiltração da água e reduzindo a erosão do solo. Além disso, será apresentado uma base de dados que consolida o SPD como parte da solução climática e como o caminho para desenvolver sistemas de produção com baixa emissão de CO2 contribuindo positivamente para a agenda climática. Mostraremos as últimas novidades apresentado os mapas dos estoques de C (até 1 m de profundidade) tanto das áreas sob o SPD e das áreas sob vegetação nativa e com preparo contínuo. Será mostrado a real capacidade que o SPD possui em recuperar o C perdido com a conversão da vegetação nativa em áreas agrícolas e o uso do preparo contínuo do solo e ao mesmo tempo uma estabelecendo os critérios para implantação de um programa de geração de créditos de C e serviços ecossistêmicos para os agricultores e as estratégias para a recuperação de estoques de C de áreas agrícolas.


Como o SPD e o acúmulo de C atua na prática e na performance do agricultor?

O primeiro impacto com a acumulação de C no solo é a maior retenção de água proporcionando melhor desempenho dos cultivos comerciais e em consequência gerando maior retorno de biomassa ao solo. Um composto orgânico (ex. hidrocarboneto) tem a capacidade de expandir o seu volume com moléculas de H2O formando as pontes de hidrogênio em 20 vezes, ou seja, a adição C e o seu acúmulo no solo é o principal caminho para aumentar a capacidade do solo em armazenar água.

Além disso, o C é responsável por 70 a 90% da CTC possibilitando maior capacidade de armazenamento de nutrientes como o Ca, Mg, K, Zn, Cu, Fe, Mn (carga positiva) oriundos da ciclagem das plantas de cobertura. Contabilizamos que o se o agricultor aumentar 1 ton. de C no solo, ou seja, o aumento de aproximadamente 0,05% C no solo na camada de 0-20cm, pode aumentar em 28 kg de grãos de soja/ha. Também contabilizamos que se o agricultor pratica o SPD fundamentado nos seus princípios: ausência de revolvimento (restrito a linha de semeadura), cobertura permanente do solo e diversificação na rotação de cultivos) possui uma rentabilidade de 40 % a mais comparado aos agricultores que adotam o plantio direto com sucessão de cultivos tais como soja-milho. É um sistema ganha-ganha!


Quais os principais pontos abordados em sua palestra que o expectador irá incorporar aos seus conhecimentos para levar a sua prática diária?

Em primeiro lugar, vai ajudar a consolidar a visão de sistema, ou seja, produzir alimentos em harmonia com a natureza e produzindo mais com menos e preservando o solo para as gerações futuras. É saber que um sistema é o agrupamento de várias ações em um mesmo tempo, das quais os efeitos de interação entre elas proporcionam maior ganho do que as ações isoladas ou pontuais. Enfim, o agricultor verá que o manejo do carbono no solo é o caminho para organizar as suas atividades dentro da porteira e gerando menos riscos. Assim, ele pode dormir mais tranquilo sabendo que fez o dever de casa e o solo está protegido. Vamos lá conferir?!!

Convite

"O 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto é uma oportunidade para a região Nordeste do país. Trata-se de uma edição inédita, pois esta é a primeira vez que acontece na região. Como será realizado no Oeste da Bahia, no município de Luiz Eduardo Magalhães, teremos assuntos desde o pequeno produtor até os mega produtores, sempre dentro dessa técnica que consegue abranger de pequenas a grandes áreas nos mais amplos assuntos. Teremos ainda a participação do professor e pesquisador Rattan Lal, da Universidade de Ohio, Estados Unidos, que estará junto conosco durante todo o evento, isso é algo marcante. Então fica o convite para todos os que puderem estar presentes no 19º ENPDP, de 9 a 11 de julho de 2024, em Luiz Eduardo Magalhães, no CT da ABAPA, no Complexo da Bahia Farm Show", convida, Luiz Antônio Pradella, na qualidade de membro do Conselho Consultivo da AIBA.

Inscrições e associação à FEBRAPDP

Para participar do 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto e ter acesso aos benefícios de associado, que incluem descontos nas inscrições, basta associar-se à Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto - FEBRAPDP (link também disponível no site de inscrição do evento). Dentre os benefícios de ser um associado estão: o certificado exclusivo de associado FEBRAPDP; acesso ao Portal de eventos, onde você confere a programação completa de todos os eventos da FEBRAPDP que foram realizados e gravados; participação gratuita em Web-Fóruns Amigos da Terra FEBRAPDP com direito a certificado, e descontos exclusivos em eventos organizados e apoiados pela FEBRAPDP.

A realização do 19º ENPDP é da FEBRAPDP, que conta com a parceria da própria ABAPA, da Associação dos Criadores Gado Oeste da Bahia – Acrioeste, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – AIBA, da Associação dos Produtores de Sementes dos Estados do Matopiba – Aprosem, da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia – FAEB/SENAR/Sindicatos, da Fundação Bahia, do Governo do Estado da Bahia, do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras – SPRB, do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM, da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB e da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.