Solubilizadores e estratégias para manejo da fertilidade de solo

Da Redação FEBRAPDP

Solubilizadores e estratégias para manejo da fertilidade de solo
Foto: Esmael Lopes dos Santos/Embrapa

“O domínio das estratégias para que os produtores possam produzir mais grãos para cada quilo de nutriente aplicado nas suas lavouras em SPD são fundamentais para manutenção e melhorias na produtividade e rentabilidade, bem como, para o uso adequado dos fertilizantes e o manejo correto da adubação em SPD”, Douglas Guelfi, professor da UFLA.

Inevitavelmente, a Sustentabilidade dos Sistemas de Produção passa pela questão da fertilidade do solo. Trata-se de um assunto estratégico quando se pensa em performance da lavoura. Por esta razão, a temática também será destaque durante o 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto, que acontece entre os dias 9 e 11 de julho, em Luís Eduardo Magalhães, BA. A segunda metade do Painel 2, abordará a Ação de microrganismos na solubilização de fósforo no solo e Interfaces e estratégias de manejo de fertilizantes em SPD para uso eficiente de nutrientes.

Para apresentar o que será trazido, entrevistamos os palestrantes Christiane Abreu de Oliveira Paiva, pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo e Douglas Guelfi, professor da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais. Fechando o bloco, haverá ainda a palestra Experiência do Produtor, a ser realizada por um representante da família Arns, do município de Bom Jesus, RS. Confira a seguir os depoimentos dos especialistas que farão suas apresentações no dia 10 de julho.

Sobre a palestrante
Christiane Abreu de Oliveira Paiva

Engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal Viçosa – UFV
Mestrado em interação Planta-microrganismos pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG
Doutorado em interação Planta-microrganismos pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG
Pesquisadora A da Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas, MG

Por que a temática "Ação de microrganismos na solubilização de fósforo no solo" é destaque no 19º ENPDP?

Christiane Abreu de Oliveira Paiva: Porque o Brasil vem enfrentando problemas no abastecimento de fertilizantes sintéticos, além do preço excessivo, pois depende da importação e balança comercial. E no caso do fósforo, temos uma grande dificuldade de absorção deste elemento pelas plantas, devido às condições tropicais do nosso solo brasileiro, onde este adubo, ao ser lançado nas lavouras, fica retido nas argilas e minerais existentes no nosso solo, em quase 80% do seu total adicionado. Ou seja, é um fertilizante de baixíssimo aproveitamento e por isso precisamos de microrganismos que atuem aumentando o poder de absorção das plantas e ajudando a liberar este elemento do solo e do adubo, que são os microrganismos solubilizadores de fósforo.

 

Como diretamente essa questão atua de forma prática no manejo e na performance produtiva do agricultor?

Christiane Abreu de Oliveira Paiva: O uso de produtos biológicos contendo microrganismos solubilizadores de fósforo atua diretamente no aumento de produtividade, pois aumenta o sistema radicular, promove o crescimento da planta, aumenta a concentração de substâncias benéficas na rizosfera, como ácidos orgânicos e enzimas, que vão auxiliar na melhor ciclagem do fósforo do solo e da matéria orgânica. Em solos com plantio direto já estabelecidos há bastante tempo, temos grande parte do fósforo na forma orgânica, forma esta, que não é absorvida diretamente pelas plantas, precisando ser ciclado via ação de microrganismos para uma forma solúvel e acessível para as plantas. O fósforo é energia da planta e ajuda no melhor arranque e estabelecimento da lavoura, pois estimula o crescimento radicular, dentre outros.

 

Quais os principais pontos abordados durante a sua palestra e o que o espectador terá, ao final da exposição dos conteúdos, incorporado aos seus conhecimentos e poderá levar para sua prática diária na lavoura?

Christiane Abreu de Oliveira Paiva: O foco será neste grupo de inoculantes, contendo microrganismos solubilizadores de fosfato. Quais são os principais mecanismos destas espécies, principais produtos biológicos do mercado e seu modo de ação, resultados da pesquisa com estes produtos e histórico da Embrapa no desenvolvimento de produto biológico para fósforo. Além dos resultados de campo em várias culturas e boas práticas de uso de inoculantes em geral, para o ganho eficiente da produtividade.

Sobre o palestrante

Douglas Guelfi

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Lavras - UFLA
Mestrado em Agronomia/Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras - UFLA
Doutorado em Agronomia/Ciência do Solo pela Universidade de Brasília - UnB
Professor da área de Fertilidade do Solo e Fertilizantes, na Universidade Federal de Lavras - UFLA

Por que a temática "Interfaces e estratégias de manejo de fertilizantes em SPD para uso eficiente de nutrientes" é destaque no 19º ENPDP?

Douglas Guelfi: A eficiência no uso de nutrientes é um tema relevante para a agricultura mundial. Melhorias na eficiência de uso de nutrientes em SPD podem trazer redução de custos associada a manutenção e melhorias na produtividade nas lavouras em SPD gerando valor aos agricultores. Adiciona-se a isso, que o uso eficiente de nutrientes é um dos pilares da sustentabilidade na agricultura.

Como diretamente essa questão atua de forma prática no manejo e na performance produtiva do agricultor?

Douglas Guelfi: O domínio das estratégias para que os produtores possam produzir mais grãos para cada quilo de nutriente aplicado nas suas lavouras em SPD são fundamentais para manutenção e melhorias na produtividade e rentabilidade, bem como, para o uso adequado dos fertilizantes e o manejo correto da adubação em SPD.

Quais os principais pontos abordados durante a sua palestra e o que o espectador terá, ao final da exposição dos conteúdos, incorporado aos seus conhecimentos e poderá levar para sua prática diária na lavoura?

Douglas Guelfi: Ao final da palestra os agricultores estarão aptos a tomar decisões sobre quais tecnologias para fertilizantes são as mais adequadas para o uso em SPD e conhecer as principais inovações que estão em desenvolvimento. Também serão capazes de planejar de forma adequada estratégias de manejo da adubação em SPD. E claro... entender melhor as interfaces entre os fertilizantes e o SPD.

 

Inscrições e associação à FEBRAPDP

Para participar do 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto e ter acesso aos benefícios de associado, que incluem descontos nas inscrições, basta associar-se à FEBRAPDP (link também disponível no site de inscrição do evento). Dentre os benefícios de ser um associado estão: o certificado exclusivo de associado FEBRAPDP; acesso ao Portal de eventos, onde você confere a programação completa de todos os eventos da FEBRAPDP que foram realizados e gravados; participação gratuita em Web-Fóruns Amigos da Terra FEBRAPDP com direito a certificado, e descontos exclusivos em eventos organizados e apoiados pela FEBRAPDP.

A realização do 19º ENPDP é da FEBRAPDP, que conta com a parceria da própria ABAPA, da Associação dos Criadores Gado Oeste da Bahia – Acrioeste, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – AIBA, da Associação dos Produtores de Sementes dos Estados do Matopiba – Aprosem, da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia – FAEB/SENAR/Sindicatos, da Fundação Bahia, do Governo do Estado da Bahia, do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras – SPRB, do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM, da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB e da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.