Sustentabilidade in loco e na prática

Redação FEBRAPDP

Sustentabilidade in loco e na prática

A tarde do próximo dia 6 de julho será uma oportunidade para, in loco, testemunhar resultados práticos e aplicações técnicas da agricultura conservacionista. Sequestro de Carbono no Solo e Macrobiologia do Solo; Diagnóstico Preciso dos Atributos Físicos, Químicos e Biológicos e Planejamento e Implementação do Sistema Plantio Direto; Rotação de Culturas e Plantas de Cobertura; Integração Lavoura - Pecuária; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta; Monitoramento da Compactação do Solo, e Sistema Plantio Direto de Hortaliças. Estas serão as seis Estações de Demonstrações Práticas programadas para o 18º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha, que acontece entre os dias 5 e 8 de julho, em Foz do Iguaçu, PR.

Para conferir a programação completa e garantir sua participação no evento, que engloba também o 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto, visite o site: https://plantiodireto.org.br/18enpdp/


De acordo com Ricardo Ralisch, professor em mecanização agrícola e manejo de solos, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e membro do Conselho da Federação Brasileira do Plantio Direto - FEBRAPDP, a tarde de campo está sendo preparada para receber o público com conforto e facilidade de acesso, com intuito de ilustrar as alternativas técnicas já consolidadas para se realizar um SPD de fato, incluindo algumas propostas de emprego do sistema em atividades inovadoras, como ILP e hortaliças.

“Serão seis estações que tratarão de diferentes temas, como sequestro de carbono e biologia do solo, monitoramento das propriedades do solo, culturas de coberturas de inverno, SPD na ILP, SPD em hortaliças e manejo da compactação do solo. O público será dividido em seis grupos e haverá uma rotação monitorada entre as estações. Paralelamente às estações técnica, haverá uma exposição estática de nossos parceiros e outros temas, visando consolidar o conceito central do evento, solo, vida e futuro. Querem saber mais detalhes do que será mostrado? Participe do evento e contribua com este esforço de valorização de uma agricultura moderna baseada no SPD”, convida Ralisch.

Jeankleber Bortoluzzi, gerente administrativo e coordenador de projetos da FEBRAPDP, destaca que a comissão organizadora preparou toda área que vai receber o evento em parceria com o Colégio Agrícola de Foz de Iguaçu, onde o manejo realizado era soja safra e milho safrinha sendo que em uma parte da área o milho era utilizado para silagem. “Na área que vamos usar para o evento engloba todos esses manejos, fizemos um trabalho para melhorar os aspectos do solo, com plantas de cobertura em consórcio como trigo mourisco, nabo forrageiro e milheto. Isto permitirá que os visitantes confiram in loco os resultados gerados por esse tipo de manejo sobre essas culturas bem como a mudança na característica do solo. Nessas parcelas, serão implementados os plots das estações de visitação do evento”, explica.

Ronaldo Hissayuki Hojo e Lutecia Beatriz dos Santos Canalli, pesquisadores do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), explicam que o objetivo é mostrar opções de cultivos de outono/inverno, tanto de plantas de cobertura como de cereais de inverno para efetivação da rotação de culturas, visando qualidade e sustentabilidade do Sistema Plantio Direto. “A ideia é incentivar o produtor rural a realizar de fato a rotação de culturas com a maior diversidade de cultivos possível, visando melhorar a estrutura do solo pelos diferentes sistemas radiculares e promover a agregação do solo; proteção do solo contra a erosão (formação de palha); ativar a vida biológica do solo, através do aporte contínuo de material orgânico; promover a ciclagem de nutrientes e a fixação de nitrogênio; melhorar a fertilidade do solo, com menor dependência de insumos externos, mantendo e ou aumentando a produtividade das culturas”.

Segundo os pesquisadores, foram feito os plantios das culturas de inverno, como opção para rendimento econômico com a comercialização dos grãos e as plantas de coberturas, uma única espécie e/ou em misturas, MIX, coquetéis. “Vários aspectos relacionados a plantas de cobertura poderão ser discutidas no dia com os pesquisadores, sistema plantio direto, controle de plantas daninhas, nematoides, pragas e doenças, fertilidade, microbiologia e física do solo, manejo das culturas, sequência de sucessores de culturas; enfim, o publico demandará no momento a sua necessidade”.

 

Empenho

O Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Moreira Pena (CEEP), mais conhecido como Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu, é um importante parceiro da FEBRAPDP para a realização do 18º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha.

Além de ceder o espaço na fazenda rural urbana da Unidade Didático Produtiva (UDP), do CEEP, para a realização das Tarde de Campo das Demonstrações Práticas, a preparação das áreas são acompanhadas por alunos empenhados na aprendizagem prática diretamente com os pesquisadores, como Ricardo Ralisch e Ronaldo Hojo, do IDR-PR.

Segundo o engenheiro agrônomo John Keller, diretor da UDP, funcionários, alunos e professores da escola estão auxiliando na implantação das parcelas para demonstração e esta parceria está sendo muito importante para os conhecimentos práticos sobre solo e plantio direto. "Penso que, para nós do colégio, esta seja a maior contribuição desta parceria", diz ele.