Uma experiência muito rica em conhecimento e futuro

Da Redação FEBRAPDP

Uma experiência muito rica em conhecimento e futuro
Tarde de campo na edição de 2022 do ENPDP: interações e muita troca de conhecimento - Foto: Gabriela Zorzan

Ao todo, serão 20 palestras, visitas a seis estações em campo, exposição de pôsteres e painéis técnicos-científicos, além de 30 empresas expositoras de produtos, soluções e serviços. Tudo isso sem falar na poderosa troca de experiências entre, pelo menos, 800 participantes vindos de diversas regiões do Brasil e de outros países. Enfim, um ambiente rico de informações e possibilidades. É desta forma que o 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto pretende cumprir mais uma vez sua proposta de levar a todos uma multifacetada e atualizada perspectiva sobre a agricultura conservacionista, fundamental para a construção de um futuro mais sustentável. Entre os dias 9 e 11 de julho, no município de Luís Eduardo Magalhães (LEM), na Bahia, o evento reunirá vários dos principais nomes do segmento que compartilharão conhecimento técnico e prático. Incluem-se aí pesquisadores, professores e produtores que são cases de sucesso em suas áreas, entre outros.

Uma extensa e abrangente lista de assuntos será tratada sob o “guarda-chuva” da sustentabilidade e da segurança alimentar. O objetivo não é só discutir tecnologias e o momento presente ou o que virá pela frente, mas, principalmente, como esse futuro será construído, como a atividade e todos os envolvidos serão ativa e inevitavelmente parte desse processo de construção. Neste sentido, destaque para a Palestra de Honra Agricultura de Carbono como Caminho para Serviços Ecossistêmicos e Créditos de Carbono, que será proferida pelo professor Dr. Rattan Lal, do Centro de Sequestro e Gestão de Carbono, da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, no painel de abertura. Já a Palestra Magna ficará a cargo do engenheiro agrônomo, professor e escritor Francisco (Xico) Graziano Neto e falará justamente sobre a temática central do evento: Sistema Plantio Direto, Sustentabilidade e Segurança Alimentar para o Brasil e o Mundo.

A partir daí, descortinam-se quatro painéis com mais vinte palestras, sempre fechadas com debates entre os palestrantes do painel. Com o intuito de dar um gostinho sobre o que cada um dos temas trará, a partir da próxima semana, vamos fazer entrevistas exclusivas com os especialistas responsáveis de cada palestra. Entrevistaremos também os pesquisadores à frente de cada uma das seis estações da Tarde de Campo que acontecerá no dia 10 de julho.

Neste link, você pode conferir a programação completa dos três dias do 19º ENPDP

 

Inscrições e associação à FEBRAPDP

Para participar do 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto e ter acesso aos benefícios de associado, que incluem descontos nas inscrições, basta associar-se à Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto - FEBRAPDP (link também disponível no site de inscrição do evento). Dentre os benefícios de ser um associado estão: o certificado exclusivo de associado FEBRAPDP; acesso ao Portal de eventos, onde você confere a programação completa de todos os eventos da FEBRAPDP que foram realizados e gravados; participação gratuita em Web-Fóruns Amigos da Terra FEBRAPDP com direito a certificado, e descontos exclusivos em eventos organizados e apoiados pela FEBRAPDP.

A realização do 19º ENPDP é da FEBRAPDP, que conta com a parceria da própria ABAPA, da Associação dos Criadores Gado Oeste da Bahia – Acrioeste, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – AIBA, da Associação dos Produtores de Sementes dos Estados do Matopiba – Aprosem, da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia – FAEB/SENAR/Sindicatos, da Fundação Bahia, do Governo do Estado da Bahia, do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras – SPRB, do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM, da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB e da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.