23 de outubro é o Dia Nacional do Plantio Direto

Da Redação FEBRAPDP

23 de outubro é o Dia Nacional do Plantio Direto
Divulgação

O Dia Nacional do Plantio Direto tornou-se uma realidade. Sancionada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, a Lei 14.609, de 20 de junho de 2023, oficializou o dia 23 de outubro como uma importante referência para a agricultura sustentável no Brasil. Subsidiam a promulgação os significativos préstimos que a Sistema Plantio Direto (SPD) vem, há 50 anos, gerando para a atividade agrícola brasileira. Tecnicamente falando, o Plantio Direto lá no início tinha como principal objetivo não revolver mais o solo para combater a erosão, mas este evoluiu para o SISTEMA Plantio Direto que representa, além do não revolvimento do solo, a manutenção permanente de cobertura do solo e a rotação e diversificação de culturas, incluindo culturas de cobertura. Em termos de produção, significa economia de recursos e maiores eficácia e sustentabilidade produtiva. Porém, há também aspectos não mensuráveis resultantes do uso continuado do sistema, dentre os quais estão a preservação de recursos naturais, como água e solo, e a busca por uma relação de maior respeito e equilíbrio ao meio ambiente que envolve e suporta os campos de produção. Benefícios que, do campo, produzem efeitos diretos nas cidades.

Plantadeira Allis Chalmers importada dos EUA para iniciar o Plantio Direto no Brasil e América do Sul - Foto: Acervo de Herbert Bartz
Plantadeira Allis Chalmers importada dos EUA para iniciar o Plantio Direto no Brasil e América do Sul - Foto: Acervo de Herbert Bartz

A ideia da criação do Dia Nacional do Plantio Direto surgiu em 2011, quando Ivo Mello, então presidente da Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável – CAAPAS, conselheiro da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto – FEBRAPDP e membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH, e Alfonso Sleutjes, à época presidente da FEBRAPDP, iam com muita frequência a Brasília representando o próprio SPD e a agricultura irrigada. “Numa dessas visitas, comentei que havia dias comemorativos para os mais diversos temas no Brasil e no Mundo, e como estávamos nos aproximando dos 50 anos do primeiro plantio direto no Brasil, então, por que não propor um dia nacional também para o Sistema Plantio Direto?”, relembra Mello, que, atualmente, segue como conselheiro da FEBRAPDP, e é também chefe do NATE/IRGA de Alegrete, RS.

À época o SPD já era nacional e mundialmente aceito como uma ferramenta fundamental para sustentabilidade do sistema de produção. Ciente desse contexto e relevância, a ideia foi bem acolhida pela diretoria da FEBRAPDP, que arregaçou as mangas e tratou de fazê-la andar. O primeiro passo foi buscar o deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), engenheiro agrônomo, produtor rural e que, além de presidente da Associação dos Arrozeiros de Bagé, já estivera à frente do Clube do Plantio Direto de Arroz Irrigado – uma espécie de Clube Amigos da Terra (CAT) com a temática do arroz irrigado – durante a década de 1980; portanto, um usuário, conhecedor e entusiasta do SPD.

A proposição foi aceita prontamente pelo deputado, que colocou sua assessoria para trabalhar em conjunto com a FEBRAPDP. “Trabalhamos então uma proposta para formatá-la nos moldes dos projetos de lei que são encaminhados para apreciação no Congresso Nacional. Já na primeira proposta, tivemos uma negativa de alguém ligado a alguma comissão da Câmara Federal alegando que o SPD não teria importância para o país. Isso nos causou estranheza e a assessoria do deputado explicou que precisaríamos tornar mais robusta a argumentação. Nos debruçamos sobre este trabalho para dar a necessária densidade à proposta do projeto e, em 2015, Hamm submeteu novamente o projeto, que acabou passando pelas comissões e, depois de muitas idas e vindas, chegando a esse desfecho favorável”, conta ele.

Muito mais que o sistema em si, o 23 de outubro é uma data para celebrar o que ele representa para a agricultura e para o país. Mello explica tratar-se de um elemento essencial para que o Brasil alcançasse a consolidação de seu agronegócio no patamar que está hoje. Ele cita como exemplo o fato de atualmente ser possível realizar duas safras no Cerrado brasileiro porque o SPD permitiu isso. A chamada safrinha do milho que começou como uma “safrinha”, no diminutivo, se transformou na principal safra do milho do país e colocou o Brasil como uma das potências mundiais de exportação de milho.

“No início dos anos 2000, o modelo de agricultura brasileira baseado no Sistema Plantio Direto foi indicado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO como o modelo a ser seguido pelo mundo pela significativa importância no cuidado, na conservação do solo e sua vida e sendo possível de ser utilizado por todos os tamanhos de propriedades agrícolas, culturas agrícolas e sistemas integrados. Sendo chamado de Agricultura Conservacionista (Conservation Agriculture) pela FAO”, enfatiza Marie Bartz, bióloga e atua no Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova e no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, em Portugal, e é diretora secretária da FEBRAPDP.

A escolha da data

Marie também é filha de Herbert Bartz, pioneiro do SPD no Brasil. Ela participou do processo de escolha da data. “Como haviam sido sugeridas algumas datas e não existia ainda um consenso, optamos por fazer um plebiscito para definir. Na época, tínhamos três possibilidades: 23 de julho (data de fundação da FEBRAPDP, no ano de 1992); 23 de outubro (data do primeiro plantio direto, na fazenda Rhenânia, em 1972), e 23 de novembro (data da inauguração do Museu Regional do SPD, em Mauá da Serra, PR, em 2012). Uma grande coincidência todas as datas serem 23! A maior votação foi por 23 de outubro e batemos o martelo”, explica Marie.

Consultado sobre o assunto naquela época, o saudoso Bartz se recordava que fora por volta de 20 de outubro de 1972, a data da chegada da plantadeira para plantio direto Allis Chalmers, que havia conhecido pessoalmente em uma visita ao produtor Harry Young, nos EUA, e importado para o Brasil a fim de experimentar o sistema em suas terras. Esforçando-se um pouco mais, então lembrou que foi no dia 23 de outubro a primeira experiência com o SPD sobre soja no Brasil, ocorrido na Fazenda Rhenânia, em Rolândia, PR.

“Existem outras experiências e pessoas que relatam ter feito o plantio direto em outros momentos e respeitamos, mas como o Hebert ficou conhecido como o alemão maluco que inventou de plantar no mato, a gente escolheu encaminhar essa data como o Dia Nacional do Plantio Direto”, afirma Mello.

“Os 200 hectares em 1972 cresceram em 50 anos e são hoje mais de 33 milhões de hectares no Brasil, considerando apenas culturas anuais. Avante agricultura brasileira sustentável e referência mundial!!!”, festeja Marie.

Para o deputado Afonso Hamm, “em primeiro lugar, é importante falar sobre a importância da data para o país e para o agro. A Lei 14.609 vem de um Projeto de Lei no qual trabalhei ao longo de muitos anos, sendo provocado e subsidiado pela FEBRAPDP e, também, pelo Clube do Plantio Direto, que já não está mais em atividade, mas era repleto de colegas produtores e colegas engenheiros agrônomos. O SPD é uma revolução no sistema produtivo da agricultura brasileira e, consequentemente, do mundo inteiro. A importância dessa lei na valorização de um sistema produtivo que está em sintonia absoluta e extremamente positiva com o aspecto ambiental. Ele atua para formar cobertura de solo, combater a erosão, permitir a rotação de culturas, evitar a lixiviação do solo e o assoreamento dos rios, sempre agindo beneficamente com a macro e microfauna do solo e diminuindo das emissões dos gases do efeito estufa, entre outros”.

Hamm destaca ainda que a competitividade da agricultura brasileira se deve muito ao sistema produtivo em plantio direto, que revolucionou o modo de plantar, viabilizando economicidade e ganhos ambientais e essa é uma informação que deve ser evidenciada nas celebrações da data. Ainda segundo ele, na medida em que vá sendo abraçada pelas mais diversas entidades, como uma forma de levar aos brasileiros que vivem nos centros urbanos o conhecimento sobre o que é o SPD e sua importância para toda a sociedade. Hamm lembra que seu envolvimento com o SPD começa quando trabalhava na Cobagelã, antiga cooperativa de Bagé, prestando assistência técnica para os produtores locais e depois assumindo a coordenação do plantio direto na região. “Eu também era produtor de arroz. Fui, junto com o senhor Eurico Dorneles, um dos pioneiros do SPD na região. Não foi fácil começar naquela época porque não havia máquina específica para o plantio direto do grão de arroz”, comenta.

 Das comemorações na semana do Dia Nacional do Plantio Direto

A Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto, em parceria com a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, prevê que a semana toda de 23 de outubro seja de comemorações e festejos. E para dar partida a esses festejos, a primeira solenidade será na terra onde Herbert Bartz iniciou esse movimento: Rolândia, no Paraná. No dia 23, pela manhã, será inaugurado o busto em homenagem a Herbert Bartz nas proximidades do Museu Municipal de Rolândia, sendo esta ação organizada pela FEBRAPDP e pela Prefeitura Municipal de Rolândia.

Marie explica: “A ideia é que esta solenidade em Rolândia seja o estopim para uma reação em cadeia em nível nacional e internacional (parceiros do Paraguai, da Argentina e do Uruguai) de ações de natureza variada (palestras, atividades com crianças, visitas, dia de campo, etc.), durante toda a semana em comemoração ao Dia Nacional do Plantio Direto, com o objetivo de enaltecer e valorizar esse movimento que é genuinamente nosso!”.  A FEBRAPDP já está preparando uma agenda para a semana toda e também já preparou o seu site para receber inscrições ações sendo realizadas na semana para mapear este movimento. Se programe, organize uma ação para fortalecer o nosso Sistema Plantio Direto e homenagear nossos saudosos agricultores pioneiros e todos que defendem o cuidado, a proteção e a conservação de nossos solos e sua vida, e registre no site da FEBRAPDP: https://plantiodireto.org.br/mapa-spd.