Fórum em SP enfatiza importância da adubação verde para equilíbrio do sistema produtivo

Da Redação FEBRAPDP

Fórum em SP enfatiza importância da adubação verde para equilíbrio do sistema produtivo
Imagens: Divulgação

No dia 15 de agosto acontecerá, em Florínea, SP, o Fórum Regional do Médio Paranapanema Sobre Sistema Plantio Direto e Sustentabilidade Agrícola. O objetivo do evento é ampliar a visão do produtor rural com relação a práticas estratégicas e conservacionistas de manejo da lavoura. O encontro, que é gratuito, acontece das 8h às 18h, na Fazenda Santo Antônio, da família Coda, e contará com palestras de profissionais consagrados no segmento, são eles os pesquisadores Ademir Calegari, Ricardo Ralisch e Marco Antônio Nogueira. A promoção e organização é uma ação conjunta entre a Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto - FEBRAPDP e a Associação de Plantio Direto do Vale Paranapanema – APDVP.

Destinado a produtores rurais, estudantes de agronomia e demais interessados no assunto, o Fórum apresentará os efeitos e a importância da rotação de culturas com adubos verdes, as vantagens do uso da adubação verde na construção do perfil do solo com incremento da matéria orgânica e aumento da infiltração de água. Somados, esses benefícios se desdobram ainda numa maior tolerância à seca e na diminuição da ocorrência de erosão, enquanto funciona favoravelmente ainda para o aumento da fertilidade biológica do solo, para o melhor aproveitamento dos nutrientes e para a diminuição da ocorrência de pragas e doenças de solo. É o que explica Leonardo Coda, produtor rural, vice-presidente da APDVP e conselheiro fiscal da FEBRAPDP.

“Infelizmente, a realidade aqui na região do médio Paranapanema não é muito diferente do restante do país, onde se pratica predominantemente o plantio direto parcial, calcado apenas na sucessão das culturas de soja e milho. Alguns produtores, no entanto, já estão começando a enxergar a necessidade de mudança em seus sistemas de produção e já podemos ver algumas iniciativas com consórcios de braquiária com milho safrinha, bem como algumas áreas já com mixes de plantas de cobertura. Em nosso evento, os visitantes poderão conferir isso na prática, vendo in loco as diversas opções de culturas que podem ser usadas com essa finalidade”, destaca Benedito Orlandi, presidente da APDVP e vice-presidente da FEBRAPDP em SP.

Palestras e atividades

Por que e como avaliar a estrutura do solo? – com Ricardo Ralisch, professor aposentado da Universidade Estadual de Londrina – UEL e pesquisador do IDR-Paraná na área de Mecanização e Manejo de Solo;

Como potencializar e construir a fertilidade biológica do solo – com Marco Antônio Nogueira, pesquisador na área de Fertilidade Biológica e Microbiologia do Solo da Embrapa Soja;

Manejo Regenerativo/Sustentável de Solos, através do uso de mix de plantas de cobertura e equilíbrio dos atributos do solo – com Ademir Calegari, pesquisador e consultor internacional para o Sistema Plantio Direto.

“Após as palestras, teremos uma visita ao campo de adubos verdes onde serão apresentados alguns exemplos de culturas que podem ser utilizadas na região. Na oportunidade, será aberta uma trincheira para avaliação dos benefícios das raízes destes adubos verdes. Na sequência, teremos o almoço no local, onde pretendemos ministrar a palestra sobre mercado (a confirmar). Na parte da tarde haverá visita aos campos demonstrativos dos híbridos de milho mais plantados na região”, explica Coda.

Sistema integral

Orlandi, faz questão de ressaltar que a realização do Fórum é extremamente importante para a APDVP, pois permite a retomada de suas atividades como entidade fomentadora das práticas de um SPD com qualidade, além de voltar a estabelecer uma relação de parceria com os produtores que estão cada vez mais interessados ou dispostos a praticar uma agricultura baseada nos princípios de sustentabilidade do SPD integral, que são os pilares desse sistema conservacionista.

Inscrições

A inscrição é gratuita e o prazo para fazê-la é até dia 10 de agosto através do site https://www.plantiodireto.org.br/forum/21. A estimativa de público, segundo a organização, é de 250 pessoas. Para o almoço, haverá um serviço terceirizado de buffet, cujo valor do ticket individual será de R$ 60,00. A Fazenda Santo Antônio, fica à Rodovia Fortunato Petrine (SP 266), km 476, Florínea, SP. Para mais informações, entre em contato com Mara Ausech, da APDVP, pelo número +55 18 99753-6525, ou com o próprio Leonardo Coda, pelo número +55 43 9107-7453.