Bioinsumo e aplicativos da Embrapa Agrobiologia na Coopavel 2024

Por Liliane Bello, Embrapa Agrobiologia

Bioinsumo e aplicativos da Embrapa Agrobiologia na Coopavel 2024
Foto: Roberto Kazuhiko Zito/Embrapa

Por mais um ano, a Embrapa Agrobiologia vai marcar presença no Show Rural Coopavel, entre os dias 5 e 9 de fevereiro, em Cascavel, no Paraná. Esta é a 36ª edição da feira, e onze unidades da Embrapa estarão presentes no espaço. Neste ano, entre outros lançamentos da Empresa, os participantes poderão conhecer um novo produto inoculante para soja, o Combio, bioinsumo resultante de uma parceria da Embrapa Agrobiologia com a empresa privada Innova Agrotecnologia.

O produto é uma combinação de três estirpes bacterianas que atuam na fixação biológica de nitrogênio (FBN) e na promoção de crescimento de plantas. “O diferencial desse inoculante é que alia os benefícios do tradicional inoculante de Bradyrhizobium com bactérias que desempenham vários mecanismos estimuladores e protetores de  plântulas, proporcionando maior qualidade e uniformidade a elas, diz o pesquisador da Embrapa Agrobiologia Jerri Zilli.

O produto surge a partir de uma prospecção de mais de 700 bactérias, analisadas também quanto à sua capacidade de antagonismo a fungos que interferem na germinação e na emergência das plântulas de soja na lavoura. “Durante o estudo, verificou-se que Bacillus subtilis e Paraburkholderia nodosa apresentavam grande potencial antagônico a fungos e, além disso, estimulavam as plantas por meio de diversos mecanismos, culminando com plântulas mais uniformes e com maior vigor”, explica Zilli.

Constatada a característica de proporcionar o crescimento das plantas de soja, as bactérias foram consorciadas ao Bradyrhizobium, imprescindível para o aporte de nitrogênio à cultura. Após os testes em casa de vegetação e em campo, constatou-se que as plantas inoculadas com o Combio se desenvolveram de forma superior do que aquelas com a inoculação padrão com Bradyrhizobium. Segundo o pesquisador da Embrapa Luís Henrique Soares, o uso deste bioinsumo pode substituir com vantagens o inoculante tradicional na cultura da soja, que contém apenas o microrganismo específico destinado à FBN. “O Combio tem, além do microrganismo simbionte, duas outras estirpes, que valorizam a promoção do crescimento e conferem mais vigor para a cultura, mediante atuação bioquímica complementar à planta”, revela.

 

Aplicativos para o campo

Além do Combio, a Embrapa Agrobiologia também apersentará na feira duas soluções tecnológicas simples e práticas para auxiliar os agricultores no campo, apenas com o uso do celular. Os aplicativos Guia InNat e Restaura Mata Atlântica são gratuitos, estão disponíveis para download no Google Play, e ajudam o produtor em duas situações: aprender mais sobre inimigos naturais de pragas agrícolas e identificar melhores espécies para o planejamento e restauração ambiental, especialmente em áreas de preservação permanente e áreas de reserva legal.

Uma das maiores dificuldades para o produtor rural é identificar os inimigos naturais das pragas que atacam sua lavoura, especialmente se a ideia é utilizá-los como método de controle, já que esses aliados naturais podem ser confundidos com as próprias pragas. O Guia InNat ajuda justamente nessa identificação. Com um smartphone em mãos, o produtor pode comparar um inseto coletado em campo – ou uma foto tirada com seu celular – com a galeria de imagens.

O aplicativo também contém informações sobre cada grupo de inimigo natural e sua função na natureza. “De nada adianta a presença de insetos benéficos na lavoura, se o agricultor confundi-los com os que podem causar danos à plantação”, alerta Alessandra de Carvalho Silva,  pesquisadora da Embrapa, especialista em controle biológico de pragas e uma das idealizadoras do aplicativo, que contempla 13 famílias de insetos predadores, além de parasitoides e aranhas.

Já o aplicativo Restaura Mata Atlântica subsidia técnicos e produtores rurais para que possam produzir, conservar ou mesmo restaurar o bioma, conciliando o planejamento ambiental à atividade agrícola. O app foi desenvolvido por pesquisadores da Embrapa Agrobiologia e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e traz informações detalhadas de 276 espécies vegetais da Mata Atlântica.

A ferramenta apresenta, de forma rápida e dinâmica, informações sobre as principais espécies florestais nativas do bioma, como nomes científicos, nomes populares e onde ocorrem. “Além de dados botânicos, buscamos inserir as características funcionais das espécies, como sua capacidade de fixação biológica de nitrogênio, a atratividade que exerce sobre a fauna silvestre e a oferta de produtos florestais madeireiros e não madeireiros”, explica o pesquisador da Embrapa Luiz Fernando Duarte de Moraes, um dos idealizadores do aplicativo.

É possível criar filtros considerando espécies fixadoras de nitrogênio, biomas, uso econômico, tipos de solo e ocorrência. Além disso, é possível saber se a espécie é ameaçada de extinção, criar uma lista de espécies favoritas e ainda compartilhar as informações. Segundo Moraes, a ideia é oferecer uma ferramenta que permita o planejamento ambiental e econômico para os projetos de restauração, contribuindo, assim, para o uso racional dos recursos naturais.

A falta de evidentes retornos econômicos e produtivos proporcionados pela restauração das áreas de preservação permanente e de áreas de reserva legal dificulta a ação do produtor rural, mesmo em situações em que é necessária a reparação de danos ambientais.  Além disso, devido aos altos custos de implantação e manutenção, muitos proprietários rurais entendem a prática de restauração como uma concorrente em área de produção, além de representar um gasto a mais na propriedade. “Eles têm dificuldades de visualizar a contribuição dessa prática para a conservação dos recursos naturais e a provisão de serviços ambientais, importantes também para a produção agropecuária, como a disponibilidade de água”, explica o cientista. Com o aplicativo, o produtor pode escolher as espécies que mais se adequam à sua realidade e que também possam lhe trazer algum retorno econômico.

Vídeos:
Como usar o aplicativo InNat: https://youtu.be/ujiTBGOie-E

Para baixar os aplicativos:

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.innat 

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.restaura

Show Rural Coopavel

Apontado como a maior feira do agronegócio da América Latina, o Show Rural Coopavel abre a temporada de feiras e exposições programadas para 2024. Presente desde a primeira edição, em 1989, a Embrapa, hoje, ocupa vários espaços para exposição das tecnologias geradas por suas Unidades. A exemplo das últimas edições, a participação da Empresa seguirá em três locais: Casa da Embrapa, Vitrine de Tecnologias e Vitrine Tecnologia de Agroecologia Vilson Nilson Redel.