Dia de Campo apresenta metas e tecnologias ligadas ao Plano ABC+

Por Katia Pichelli, Embrapa Florestas

Dia de Campo apresenta metas e tecnologias ligadas ao Plano ABC+
O Sistema de Plantio Direto (SPD) é uma das tecnologias que compõem o Plano ABC. - Foto: Acervo Embrapa

No dia 28 de abril foi realizado o seminário e dia de campo sobre Agricultura de Baixo Carbono, referente ao Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (Plano ABC+), na Fazenda Experimental da Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR), localizada em Pinhais-PR. O evento foi promovido pela SEAB-PR, UFPR (NITA), IDR-PR, Embrapa e MAPA, além de outras instituições parceiras. 

Foram apresentadas as metas do Plano e as tecnologias da agricultura de baixo carbono, com a presença de representantes do grupo gestor do ABC no Estado do Paraná. Na parte de campo foram visitados os experimentos de pesquisa e unidades de referência envolvendo a parte de restauração florestal e sistemas integrados de produção agropecuária, com modalidades dos sistemas ILPF.

Na estação técnica sobre sistemas integrados de produção agropecuária, coordenados pelo professor Anibal de Moraes, da UFPR (NITA), foram abordados os conceitos sobre o sistema e o histórico do experimento. O engenheiro agrônomo e analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Florestas, Emiliano Santarosa, apresentou, nessa estação, a importância e as oportunidades em relação ao componente florestal em sistemas integrados e ILPF. Também estavam presentes no evento a pesquisadora Josiléia Zanata e o Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Florestas, Marcílio Thomazini.

A estação técnica sobre restauração florestal foi coordenada pelo professor Alessandro Camargo, da UFPR, abordando os principais conceitos, práticas de restauração e silvicultura. Além da visita aos experimentos recentes com sistemas integrados e criação de ovinos.

Sobre o ABC+

O plano ABC+ é a segunda etapa do Plano ABC, realizado entre 2010 e 2020, estabelecido pelo Mapa, em conformidade com a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), como parte da estratégia brasileira na mitigação da emissão de gases de efeito estufa (GEE) e no combate ao aquecimento global.

De acordo com dados do Mapa, o Plano ABC mitigou cerca de 170 milhões de toneladas de CO2 equivalente em uma área de 52 milhões de hectares. Para o ABC+ o resultado desejado é reduzir a emissão de CO2 equivalente em 1,1 bilhão de toneladas no setor agropecuário até 2030. Nessa nova fase também foram incluídos novos Sistemas Produtivos Sustentáveis (SPSABC) como sistemas agroflorestais, bioinsumos, sistemas irrigados e a terminação intensiva de bovinos, que vão oferecer mais opções para o produtor aumentar sua resiliência, eficiência produtiva e ganhos econômicos, ambientais e sociais.

O foco do Plano ABC+ é a abordagem integrada da paisagem das áreas produtivas, considerando-as de forma sistêmica com o cumprimento ao Código Florestal; a saúde do solo; a conservação de água e da biodiversidade.