Embrapa Arroz e Feijão faz pesquisa para conhecer usuários de bioinsumos agrícolas

Por Rodrigo Peixoto, Embrapa Arroz e Feijão

Embrapa Arroz e Feijão faz pesquisa para conhecer usuários de bioinsumos agrícolas
Bioinseticida atuando sobre ninfas de mosca-branca - Foto: Sebastião Araújo/Embrapa Arroz e Feijão

Qual o perfil de usuários de bioinsumos agrícolas em Goiás? Quais suas motivações para uso dessa tecnologia? Como esse público se informa à respeito desse assunto? Qual o interesse na produção desses insumos biológicos? Essas e outras questões estão em uma pesquisa de percepção sobre o tema, elaborada pela Embrapa Arroz e Feijão, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa-GO), com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O levantamento está em andamento e pode ser respondido por profissionais que queiram contribuir para o avanço desse segmento produtivo. Para mais informações, acesse aqui.

Com a pesquisa, a Embrapa Arroz e Feijão pretende obter subsídios para análise de demandas, aspirações, tendências e pontos críticos no desenvolvimento de bioinsumos em Goiás e no Brasil. Isso poderá ajudar a orientação de atividades, como por exemplo, no caso do laboratório da Embrapa Arroz e Feijão chamado BioFabLab, voltado à geração de soluções biotecnológicas aplicadas a bioinsumos agrícolas e também ambiente colaborativo para a execução de parcerias e de trabalhos conjuntos entre instituições, organizações e empresas.

Um dos coordenadores desse levantamento, o pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão Alcido Wander, destacou ainda outros propósitos dessa consulta ao público interessado nesse assunto. “O objetivo dessa pesquisa acerca de bioinsumos é conhecer a percepção que agricultores, cooperativas e empresas da região têm sobre as perspectivas, benefícios, riscos e obstáculos que enfrentam no desenvolvimento e no uso desses insumos. As informações coletadas serão usadas para identificar oportunidades de investimento público orientadas a facilitar seu processo de adoção, desenvolvimento e produção”, complementou Alcido.

Aos participantes desse levantamento, será assegurado sigilo de identificação e de resposta.