ILP e ILPF são destaques em Tarde de Campo do 18º ENPDP

Da Redação FEBRAPDP

ILP e ILPF são destaques em Tarde de Campo do 18º ENPDP
Foto: Gabriel Faria/Embrapa

Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) serão a temática da 4º Estação da Tarde de Campo do 18º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha. Para falar e demonstrar sobre o assunto estarão o pesquisador Elir de Oliveira, do IDR-PR; Ronaldo Trecenti, engenheiro agrônomo e consultor em ILPF, e o também engenheiro agrônomo Rodolfo Botelho, presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, PR. A apresentação acontece no dia 6 de julho, às 15h30, no Espaço Dirceu Gassen, a Fazenda Escola de Foz do Iguaçu, PR.

Para conferir a programação completa e garantir sua participação no evento, que engloba também o 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto, visite o site: https://plantiodireto.org.br/18enpdp/

De acordo com Trecenti, serão apresentados os benefícios dos dois sistemas, bem como os requisitos para sua implantação, os cuidados no manejo, a diversificação de renda na diversificação de atividades, a redução de riscos, a produtividade e incremento de produtividade com sistemas de integração, o aumento na resiliência às mudanças climáticas; focando particularmente a questão dos veranicos, das geadas e das chuvas intensas. O tema cereais de inverno como opção de rotação de cultura e também como substituição parcial ou total do milho na ração de aves, suínos e bovinos será outro ponto importante da apresentação.

 

Sobre isso, o pesquisador Elir de Oliveira explica que vai abordar a questão da rotação de culturas e a possibilidade de inclusão, no sistema, dos cereais de inverno que podem ser utilizados na alimentação animal. “Como nós sabemos, estamos sempre diante do problema da falta de milho no mercado e do alto custo dos grãos de milho. O Paraná e o Sul do Brasil dependem muito do milho safrinha, que é uma atividade de risco, pois temos problema de geada e de estiagem. Neste sentido, os cereais de inverno apresentam alto potencial para substituição parcial ou total do milho na alimentação animal, seja de suínos, aves, bovinos, ovinos e assim por diante. Então, essa possibilidade de usar o milho na composição da ração animal é muito importante para os produtores e para indústria de proteína animal, que pode produzir uma ração com um custo inferior ao obtido quando se tem a dependência do milho”.

 

“Já para o SPD, essa rotação de culturas é fundamental porque permite a introdução de culturas econômicas no inverno. Nós sabemos que o agricultor faz muito menos rotação de cultura do que a técnica preconiza e uma das razões é, justamente, a falta de opções econômicas, por isso, muitas vezes, agricultor depende só de soja e milho safrinha ou de segunda safra. Nessa esteira, os cereais de inverno se tornam um componente fundamental para o SPD com sustentabilidade. Além da rotação de cultura em si, os cereais de inverno permitem o manejo de nematóide, com a diversificação de radicular, uma maior biodiversidade microbiológica do solo e perspectiva de diversidade de renda para o produtor”, conclui Oliveira.