SPDH recebe destaque no 18º ENPDP

Da Redação FEBRAPDP

SPDH recebe destaque no 18º ENPDP
SPDH prevê proteção permanente do solo com palhada – Foto: Acervo Epagri

O Sistema Plantio Direto de Hortaliças, famoso SPDH, será o tema da 6ª Estação da Tarde de Campo do 18º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha (ENPDP). O evento acontece entre os dias 5 e 8 de julho, em Foz do Iguaçu, PR. Nesta demonstração prática sobre SPDH, a ser realizada no segundo dia (6), falarão a engenheira agrônoma pesquisadora do IDR-Paraná Josiane Bürkner dos Santos, e engenheiro agrônomo e pesquisador da EPAGRI, Marcelo Zanella.

 

Para conferir a programação completa e garantir sua participação no evento, que engloba também o 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto (EMSPD), visite o site: https://plantiodireto.org.br/18enpdp/

 

Segundo a pesquisadora, será demonstrado o uso do SPDH e discutido o que se tem sido feito a campo. “Apresentaremos plantas de cobertura e rotações de culturas para o plantio e manejo de hortaliças. O objetivo e mostrar uma proposta de um manejo mais sustentável para o cultivo de hortaliças, com diminuição das perdas de solos e nutrientes por erosão, melhor aproveitamento dos insumos, portanto menores impactos para o meio ambiente e menores custos para o produtor. Essa proposta tem sido chamada de Sistema de Plantio Direto de Hortaliças - SPDH. O IDR-Paraná junto com a Itaipu-Binacional tem apoiado os projetos de SPDH-AISA dentro do Paraná desde 2021 principalmente na Região Oeste e Noroeste do estado”, explica Josiane.

 

Marcelo Zanella esmiúça o conteúdo a ser apresentado lembrando que o SPDH se baseia em dois eixos: o político-pedagógico e o técnico-científico. O primeiro diz respeito à conscientização do produtor com relação à questão de produzir alimentos limpos, sem uso de produtos químicos; principalmente, na questão de organização da cadeia produtiva com uma visão de produzir um alimento diferenciado para que toda a sociedade tenha acesso a alimentos de qualidade.

 

Já o eixo técnico-científico, segundo ele, aborda toda a questão da promoção de saúde de plantas e todos os fatores que estão ligados a essa condição. “A ideia é a promoção do conforto através da redução do uso dos produtos químicos, a redução do uso de adubos altamente solúveis que hoje são usados em excesso, a questão de construir uma “casa” para planta em um ambiente que promova condições de trocas gasosas a nível radicular; ou seja, que permitam a entrada de oxigênio e gás carbônico na velocidade com que a planta precisa para formar e crescer o sistema radicular e para que esse sistema possa trazer uma condição nutricional para planta de forma com que ela possa se desenvolver de forma saudável. A partir daí, tudo que você promove para o conforto da planta, você traz uma condição de saúde para ela e aí evitando todo esse uso de produtos químicos durante o ciclo de vida dela”, diz ele.

Zanella prossegue destacando que “outro aspecto importante é reduzir o uso de todos os insumos e trazer uma condição de redução de custo de produção para o agricultor. O SPDH abrange toda essa condição e tudo está naturalmente ligado também à questão de rotação de cultura de plantas, de cobertura, e de não revolvimento do solo. Enfim, todas as questões preconizadas para uma agricultura que possa trazer uma condição ambiental e que possa também tá trazendo um retorno econômico para o produtor”.

Descontos

Faltando menos de um mês para o início do 18º ENPDP e do 1º EMSPD, lembramos que ainda é possível obter desconto na inscrição. Até o dia 1º de julho (os eventos começam dia 5 de julho), a inscrição para produtores e profissionais sai por R$ 490,00 e para estudante R$ 340,00. Consulte o link https://plantiodireto.org.br/18enpdp/inscricao para ver todas as condições.