Viabilidade da pecuária de leite na ILPF

Da Redação FEBRAPDP

Viabilidade da pecuária de leite na ILPF

Uma live realizada nesta quarta-feira, 24, correlacionou as complexidades vividas atualmente no mercado leiteiro, associando-as também às perspectivas para o seu futuro, com as soluções técnicas de manejo que o sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é capaz de proporcionar. Tudo caminha pelo fio da relação direta entre ampla sustentabilidade e agregação de valor através da qualidade e da escala de produção.

 

A Viabilidade da Pecuária de Leite na ILPF reuniu o pesquisador Paulo Martins, pesquisador da Embrapa Gado de Leite e professor de Economia e Administração na UFJF, de Juiz de Fora, MG; Jônadan Ma, produtor rural, diretor do Grupo Araunah, de Conquista, MG, e presidente da Federação Brasileira do Plantio Direto - FEBRAPDP, e Geraldo Borges, criador, produtor e presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite - Abraleite, em Brasília, DF. Na condução da live, estava o agrônomo, professor e consultor Ronaldo Trecenti.

 

Em sua participação, Martins abordou aspectos desde a importância da atividade e suas perspectivas de desenvolvimento, passando pela visão e evolução dos pensamentos econômicos, para desembocar na questão da necessidade de organização e da estruturação da cadeia do leite para agregação de valor, aumento da escala de produção, inovação tecnológica. Enfim, informações fundamentais que precisam chegar ao produtor rural, via extensão rural da assistência técnica, para que ele possa ter escala de produção com qualidade e atender os requisitos do consumidor moderno.

 

O pesquisador também falou sobre a dificuldade que os produtores têm enfrentado hoje no Brasil com a oscilação de preço, sobre a queda na receita das famílias e como isso influencia no consumo de produtos. Tratou ainda sobre os custos de produção da pecuária que aumentaram muito e não é possível repassar isso para o preço. Um contexto que faz o produtor sofrer com achatamento da sua receita e acaba selecionando os produtores que vão ser competitivos. Os mais competitivos são justamente os que conseguem um maior volume de produção, têm escala e são mais organizados na questão da produção dos alimentos. Um cenário que joga luzes sobre a ILPF como alternativa, não só pela sua sustentabilidade produtiva, mas também por contemplar o conceito do ASG (aspectos ambiental, social e de governança). Uma necessidade que vem de encontro ao que a crescente demanda mundial por proteínas preconiza através de uma série de exigências, o que poderá trazer num futuro breve iniciativas que contemple a proposta do leite de carbono neutro.

 

Jônadam Ma falou sobre o sistema de produção nas propriedades do Grupo Araunah. Um modelo muito organizado e profissionalizado, focado na produção com gado girolando de alta produtividade. Para obter seus resultados, Ma apostou há alguns anos na adoção do sistema de integração lavoura-pecuária e do sistema integração lavoura-pecuária-floresta, gerando conforto térmico dos animais, o que melhorou inclusive o desenvolvimento genético do rebanho. Usa também o pastejo rotacionado, que é um dos pilares de sustentação da produção e tem trazido a melhor rentabilidade para a empresa.

 

Ele contou também sobre os desafios que enfrentou em sua trajetória desde que resolveu fazer a aposta, sendo chamado de louco no primeiro momento. Hoje, possui uma área de

lavoura com altíssima vocação para produção de grãos e está muito satisfeito com quem está produzindo de grãos e capim com desenvolvimento a baixo custo para os animais, e as árvores crescendo e se beneficiando residual fertilizante usado na lavoura num pasto altíssimo rendimento. É um projeto para 12 anos, que já no sexto tem proporcionado boa rentabilidade. Somando-se a isso o desejável aumento da resiliência da lavoura às mudanças climáticas.

 

Já Geraldo Borges abordou questões relativas à busca pela organização da cadeia em direção à conquista de mercado e na padronização do leite como alimento básico. Falou também sobre a importância de trabalhar o marketing do produto, da escala de produção, do cooperativismo, da necessidade de melhoria dos recursos para financiamento de recuperação de pastagens, implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta, a fim de que o produtor possa ter mais crédito e acesso à assistência técnica.

 

Confira a live Viabilidade da Pecuária de Leite na ILPF em sua íntegra através do link https://youtu.be/wP8G3TmpqXQ.